Economia

Quatro em dez portugueses revela não ter suporte financeiro para fazer face ao aumento dos preços

O inquérito realizado pela DECO Proteste mostra que, apesar de 30% reconhecer o impacto negativo da guerra, a maioria apoia as sanções à Rússia.

Quatro em dez portugueses revela não ter suporte financeiro para fazer face ao aumento dos preços

Quase metade dos portugueses diz não ter capacidade financeira para aguentar um agravamento da crise. Reconhecem que o custo de vida disparou por causa da guerra na Ucrânia, mas mesmo assim dizem ser a favor das sanções à Rússia – que contribuíram para um aumento dos preços.

Segundo um inquérito da DECO Proteste – que entrevistou 1051 pessoas – quatro em dez portugueses diz não ter uma almofada financeira para fazer face a um agravamento da crise.

Realizado também em Espanha, Itália e Bélgica, os portugueses são os mais pessimistas – 81% tem mesmo receio de gastar dinheiro, e a redução é mais sentida no setor da saúde, alimentação e lazer.

Mas apesar de 30% reconhecer o impacto negativo da guerra na Ucrânia, a maioria apoia as sanções impostas pelo Ocidente.

“É suportar as decisões dos governos nestas sanções para, de alguma fora, reduzir o tempo de duração desta guerra”, reflete Ana Guerreiro, da DECO Proteste.

Perante a instabilidade da situação atual, a organização recomenda aos consumidores que programem as compras com mais antecedência.

SAIBA MAIS