A Ryanair vai abrir quatro novas rotas a partir de Portugal no verão deste ano, elevando o número de rotas da companhia aérea no país para 147, foi anunciado esta terça-feira.
A companhia aérea irlandesa anunciou duas rotas a partir de Faro com destino a Madrid e Valência (Espanha), uma a partir do Porto para Bergerac (França) e outra de Ponta Delgada com destino a Nuremberga (Alemanha). Estas ligações realizar-se-ão até outubro deste ano.
O anúncio surge uma semana depois de a Ryanair divulgar a intenção de redução de frota no aeroporto de Lisboa, no verão, “uma vez que o Governo português não agiu” para libertar ‘slots’ da TAP, pelo que vai cancelar 19 rotas da Portela para o verão.
A companhia aérea de baixo custo (‘low cost’) apelou duas vezes ao primeiro-ministro, António Costa, para que fossem libertados ‘slots’ (faixas horárias) não usados pela TAP até 4 de março, indicando que, se tal não acontecesse, teria de cancelar rotas.
“Os nossos últimos esforços para pedir ajuda ao primeiro-ministro, António Costa, resultaram num total de zero respostas”, lê-se no comunicado enviado hoje.
No entanto, a Ryanair disse que as três aeronaves e as 19 rotas perdidas irão regressar a Lisboa em outubro de 2022, para a programação de inverno, “uma vez que possui ‘slots’ suficientes no inverno” para aqueles voos.