Economia

Subida das taxas de juro: reunião do BCE será decisiva, diz analista

Reunião do Banco Central Europeu decorre na quinta-feira.

Subida das taxas de juro: reunião do BCE será decisiva, diz analista

A analista de Mercados Catarina Castro fala no fim de um ciclo, em relação à subida das taxas de juro. Na SIC Notícias, considera que a reunião de quinta-feira do Banco Central Europeu será decisiva.

“Teremos já a decisão esta semana por parte do Banco Central Europeu de qual o movimento de subida de taxas, em que dimensão e em que momento especificamente acaba por acontecer”, afirma.

Num contexto de inflação elevada, subida do preço do petróleo, previsões de subidas das taxas de juro pelos diversos bancos centrais e de receios de uma recessão, os investidores já estão focados na reunião do BCE da próxima quinta-feira e na taxa de inflação de maio nos EUA, que será publicada na sexta-feira.

Sobre reunião do BCE, analistas citados pela Efe não esperam movimentos, mas sim que a entidade confirme o calendário de atuação para os próximos meses, com uma progressiva normalização da política monetária para fazer frente a um cenário de inflação muito elevada na zona euro.

Os analistas referem ainda que esperam que as compras de dívida terminem em princípios de julho e que as taxas de juro comecem a subir na reunião do BCE de 21 de julho.

Agora, adiantam, a dúvida é se o BCE subirá as taxas de juro em 0,25 pontos ou em meio ponto percentual. No mercado da dívida mantém-se a tensão à espera das subidas das taxas de juro por parte do BCE, mas com os juros da dívida da Alemanha a descerem para 1,25%.

Saiba mais: