Economia

Vendas de combustíveis nos postos de abastecimento disparam em março

Registou-se um crescimento total de 41,18%, face ao mês homólogo.

Vendas de combustíveis nos postos de abastecimento disparam em março

As vendas de combustíveis rodoviários nos postos de abastecimento retalhistas aceleraram para um crescimento total de 41,18% em março deste ano, face ao mês homólogo, segundo dados hoje divulgados pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE).

Em comunicado, a ENSE aponta um aumento homólogo de 38,76% no gasóleo rodoviário e de 49,60% na gasolina rodoviária, “mantendo-se a trajetória de recuperação que vinha a ser sentida nos meses anteriores, mas com um incremento maior neste período a que não deverá ser alheio a subida expectável dos preços que levou a um maior nível de procura por parte dos consumidores com vista a minimizar o impacto financeiro dessa circunstância”.

Face a fevereiro, estes dados – baseados nos registos efetuados diretamente pelos postos junto da ENSE através do Balcão Único da Energia – evidenciam também “uma subida relevante”, com incrementos de 16,21% no gasóleo rodoviário e de 12,80% na gasolina rodoviária, “o que comprova de forma clara o acelerar das opções de consumo registadas em março e que é expectável que sejam corrigidas no mês subsequente”.

Comparando com o mês de março de 2019, o último ano pré-pandémico, a ENSE nota que, “apesar da situação atípica de procura e consumo face à subida de preços, que não deve ser menosprezada e que deverá ser corrigida nos meses seguintes, registaram-se vendas 6,37% acima no gasóleo rodoviário e superior em 2,02% na gasolina rodoviária”.

“Para além disso – acrescenta -, analisando os valores acumulados durante o primeiro trimestre de 2022, constata-se que se registam aumentos homólogos face a 2021 muito significativos, com subidas no gasóleo rodoviário e na gasolina rodoviária de, respetivamente, +40,46% e de +54,68%”.

De acordo com a ENSE, “é expectável que haja alguma correção desta trajetória nos meses seguintes, face à evolução das condições do mercado, que tem conduzido a uma pressão sobre a formação dos preços”.

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