Eleições Legislativas

Legislativas: Marcelo recebe partidos eleitos em Belém

As reuniões decorrem entre terça e quarta-feira.

Legislativas: Marcelo recebe partidos eleitos em Belém

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber em Belém os partidos que elegeram deputados nestas eleições legislativas. As reuniões serão divididas entre dois dias, segundo foi anunciado no site da Presidência.

O primeiro partido a encontrar-se com o Presidente da República é o Livre. A reunião com Rui Tavares decorre esta terça-feira, pelas 15:00, à qual se segue a com a líder do PAN, com a coordenadora do Bloco de Esquerda e com o secretário-geral do PCP.

Para quarta-feira ficam marcados os encontros com os representantes dos quatro partidos com maior votação, por ordem crescente de votação: Iniciativa Liberal, Chega, PSD e PS.

Estes encontros têm em vista a indigitação do primeiro-ministro. O artigo 187.ª da Constituição da República Portuguesa – citado na nota da Presidência – estabelece que “o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais”.

António Costa conquistou, este domingo, a maioria absoluta numas eleições antecipadas devido ao chumbo do Orçamento do Estado para 2022. O Chega e a Iniciativa Liberal aumentaram a sua representação no parlamento, enquanto o CDS não conseguiu eleger nenhum deputado.

ACOMPANHE O ESPECIAL ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Saiba mais: