O PS venceu, nas legislativas de domingo, em 36 concelhos ganhos pelo PSD em 2019, enquanto os sociais-democratas conseguiram vencer em 13 concelhos nos quais os socialistas tinham ficado em primeiro nas eleições anteriores, segundo o portal EyeData.
A CDU não conseguiu ficar em primeiro lugar em nenhum concelho, ao contrário do que tinha acontecido em 2019. Nas últimas eleições, a coligação que junta o PCP e o PEV tinha liderado a votação nas autarquias de Avis e Mora, distritos de Portalegre e Évora, respetivamente.
Segundo este portal, 15,91% dos concelhos mudaram de vencedor. Em termos de posicionamento, 41 concelhos mudaram de vencedor, ou 13,31%.
Nesta divisão, juntou-se a votação dos partidos de esquerda (PS, PCP, PEV, BE, Livre, PCTP/MRPP, MAS e PTP), dos partidos de direita (PSD, CDS, Chega, Iniciativa Liberal, Aliança, Alternativa Democráticas Nacional, Ergue-te, MPT e PPM). Ficam de fora os partidos que proclamam não ser direita nem de esquerda – JPP, Nós, Cidadãos, PAN, R.I.R. e Volt.
Os partidos com posicionamento de esquerda venceram em 34 concelhos que tinham sido ganhos pelos partidos de direita em 2019, enquanto o cenário inverso aconteceu em apenas sete concelhos.
ACOMPANHE O ESPECIAL ELEIÇÕES LEGISLATIVAS
Saiba mais:
- Legislativas: a segunda maioria absoluta rosa, as surpresas (à direita) e os quatro derrotados
- Os vencedores e os vencidos das legislativas
- Legislativas: as fotos que marcam a noite eleitoral
- Quem disse o quê na noite eleitoral?
- O novo Parlamento: quem ganha e quem perde assentos
- Noite histórica: CDS fora do Parlamento pela primeira vez em Democracia
- Inês Sousa Real: “Na próxima eleição seremos muitos mais”
- PS alcança maioria absoluta. Portugueses fazem a vontade a António Costa
- Abstenção foi mais baixa nos concelhos com mais casos de covid-19