O Comité Central do PCP vai reunir-se esta terça-feira, dia 1 de fevereiro, para analisar a situação político-social do país, os resultados das eleições legislativas de domingo, assim como a ação e iniciativa política do partido, foi hoje anunciado.
De acordo com uma nota divulgada, a reunião está prevista para terça-feira e as conclusões serão apresentadas na quarta-feira, às 11:00, pelo secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, na sede do PCP, em Lisboa.
Antes, também amanhã mas à tarde, o PCP será recebido em Belém pelo Presidente da República.
A CDU registou no domingo o seu pior resultado em eleições legislativas, perdendo metade dos deputados, incluindo os ‘pesos pesados’ comunistas João Oliveira e António Filipe, e o PEV ficou sem representação na Assembleia da República.
Foi o pior resultado desde 1976. A Coligação Democrática Unitária (CDU), que integra o PCP, o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) e a associação Intervenção Democrática, perdeu seis dos 12 deputados que tinha desde as anteriores legislativas, há dois anos.
Com 99,13% dos resultados apurados, a CDU obteve 4,39% dos votos, ou seja, 236.635, e ficou pela primeira vez abaixo dos 300.000 votos, de acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério da Administração Interna (MAI).
COM LUSA
Saiba mais
- Legislativas: “António Costa conseguiu colar o BE e o PCP ao chumbo orçamental”
- Legislativas: João Oliveira diz que vai continuar “a estar disponível” para o PCP
- O novo Parlamento: quem ganha e quem perde assentos
- Legislativas: as fotos que marcam a noite eleitoral
- Quem disse o quê na noite eleitoral?