O comentador da SIC, Tiago Correia, concorda com a decisão de horários próprios de votação para cidadãos em isolamento, considerando que “há condições de segurança”.
Acrescenta que “a decisão é baseada na Lei Eleitoral e nas leis que definem o confinamento”, num momento em que considera que “chegámos quase a um beco sem saída”.
Tal se deve ao facto de a Lei Eleitoral não se encontrar na esfera de poder do Governo, mas sim da Assembleia da República, e isso explica o porquê de não se poder fazer alterações, como seriam as propostas de vários dias de votação, abertura de drive thrus, entre outros.
Desta forma, a única forma possível de assegurar segurança acabou por ser relativamente às regras de isolamento, contudo, Tiago Correia relembra que “não estamos a falar de uma coisa qualquer, estamos a falar do principal direito do funcionamento democrático”.