25 anos SIC Notícias

25 anos, uma BD e um desafio à inteligência (humana e artificial)

Para assinalar o 25.º aniversário da SIC Notícias, recuei no tempo para mostrar o abismo tecnológico entre a nossa inauguração e o dia de hoje. Usei Inteligência Artificial para alguns efeitos visuais na peça, mas decidi levar a experiência mais longe.

25 anos, uma BD e um desafio à inteligência (humana e artificial)
IA

No final, entreguei o texto da reportagem e uma fotografia minha ao Gemini e pedi-lhe uma banda desenhada. O resultado surpreendeu-me pelo humor e pela capacidade narrativa, e é por isso que o publicamos: não só porque gostamos da prancha, mas porque ela é um excelente exercício de ética para os próximos anos.

Será isto criatividade da máquina ou de quem a usa?

Fica o desafio: olhem com atenção. A IA é impressionante, mas não é infalível. Conseguem descobrir os erros e as "alucinações" visuais escondidos nos desenhos?

Nota de transparência: Para provar o ponto sobre a colaboração entre humanos e máquinas, fica a confissão final. Eu dei o mote, o contexto e a ideia, mas o texto que acabaram de ler foi escrito... pelo Gemini.