Abusos na Igreja Católica

Abusos na Igreja: psicólogo fala em “destruição da vida das vítimas”

Loading...
Mauro Paulino explica o impacto do trauma para as vítimas.

Na semana passada, uma investigação do jornal Expresso deu conta da história de um padre que denunciou outros 12 sacerdotes por suspeitas de pedofilia. Em entrevista à SIC Notícias, o psicólogo forense Mauro Paulino revela o extenso impacto destes abusos na vida das vítimas.

Podemos falar em vários danos: medo, trauma, desconfiança face aos outros. Um dos fatores que intensifica as consequências psicológicas é a falta de apoio familiar ou não acreditarem na criança. Traz um sofrimento adicional

Para além disto, esclarece que também que a duração e o tipo de abuso são variáveis “importantes” na avaliação do impacto a nível mental e emocional das vítimas.

Há uma devastação psicológica intensa numa pessoa que passa por uma situação como esta. Sendo uma experiência adversa na infância, um trauma, tem sempre um impacto psicológico.

O psicólogo alerta ainda para a importância de denunciar junto das autoridades quando se trata de um comportamento sexual que envolva uma figura de autoridade.

Deve ser sempre denunciado junto das autoridades e não de um superior hierárquico, corremos risco de situações serem abafadas ou as vítimas descredibilizadas.

Este crime envolve a destruição das vidas das vítimas. É necessária uma resposta fora de um circuito que tende a ser cúmplice.

Últimas Notícias
Mais Vistos