Nas listas estão apontados 17 alegados abusadores em 10 Institutos de Vida Consagrada. Dez já morreram, 4 não estão no ativo (dos quais 2 não estão vinculados ao Instituto), 1 é desconhecido e 2 estão no ativo.
De acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira, a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal revela as instituições onde os alegados abusadores desempenharam - ou desempenham - funções.
- Irmãos Maristas - 2 não ativos e não vinculados ao Instituto
- Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima - 1 no ativo
- Missionários da Consolata - 1 falecido
- Ordem dos Frades Menores (Capuchinhos) - 1 no ativo
- Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) - 2 falecidos e 1 não ativo
- Ordem Hospitaleira de São João de Deus - 1 não ativo
- Província Portuguesa da Companhia de Jesus (Jesuítas) - 4 falecidos
- Religiosas do Coração de Maria - 1 colaborador leigo falecido
- Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) - 1 falecido
- Salesianos - 1 falecido e 1 desconhecido
A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) compromete-se a identificar os alegados abusadores, bem como as situações em que terão ocorrido os abusos, “de forma que seja possível tomar as medidas civis e canónicas previstas para estes casos”.
Na nota enviada às redações, a CIRP garante que “não faltará” apoio às vítimas, seja “ele psicológico, psiquiátrico, jurídico, financeiro ou espiritual”. A Conferência agradeceu ainda o trabalho na ex-comissão independente de investigação aos abusos sexuais na Igreja Católica.
A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) integra 132 Institutos Religiosos e Sociedades de Vida Apostólica.