Primeiras conclusões sobre o acidente no Elevador da Glória deverão ser conhecidas hoje
RODRIGO ANTUNES

Acidente no Elevador da Glória

Primeiras conclusões sobre o acidente no Elevador da Glória deverão ser conhecidas hoje

Deverão ser conhecidas este sábado as primeiras conclusões sobre o descarrilamento do Elevador da Glória. O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários adiou a divulgação da nota informativa, que estava prevista para sexta-feira à tarde. Hoje é o terceiro e último dia de luto municipal, em Lisboa. O dia vai ser marcado pelo funeral de dois dos cinco portugueses que morreram. Às 18:30, em Oleiros, decorre o funeral do guarda-freio que estava a operar o Elevador da Glória quando se deu o acidente. O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, vai representar o Governo.

Todo o direto

Guarda-freio "era uma pessoa muito querida na sua terra"

Loading...

O presidente da Câmara de Oleiros recordou o guarda-freio que estava a operar o Elevador da Glória quando se deu o acidente. Miguel Marques diz que André Marques sempre foi muito participativo nas iniciativas da autarquia e acarinhado pela população.

Edifício em que embateu elétrico com "totais condições de segurança"

Primeiras conclusões sobre o acidente no Elevador da Glória deverão ser conhecidas hoje

Lusa

Primeiras conclusões sobre o acidente no Elevador da Glória deverão ser conhecidas hoje
MIGUEL A.LOPES

O edifício em que embateu um dos elétricos do Elevador da Glória, em Lisboa, possui "totais condições de segurança", revelou a Proteção Civil Municipal, antecipando que no domingo seja possível abrir uma via pedonal e acesso ao comércio. "Após a verificação e inspeção pelos serviços da CML [Câmara Municipal de Lisboa] e da Proteção Civil Municipal, foi também possível aferir as totais condições de segurança do edificado atingido pelo acidente", pode ler-se numa nota do organismo enviada à Lusa. Segundo a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, Margarida Castro Martins, antes da total abertura da via "será ainda necessário aguardar pela secagem do pavimento". "Será ainda necessário uma posterior intervenção no sistema de drenagem pluvial que só se poderá realizar previsivelmente na segunda-feira durante a manhã após consolidação da via", precisou ainda.

"Incidente potencialmente traumático" no Elevador da Glória pode "vir a desenvolver perturbações psicológicas"

Loading...

O psicólogo e professor da Universidade de Lisboa, Rui Ângelo, diz que o que aconteceu no Elevador da Glória é considerado um "incidente potencialmente traumático", que pode vir a desenvolver "o trauma psicológico em todas as pessoas afetadas".

Associação de bombeiros pede vistorias regulares e "rotina de simulacro"

Primeiras conclusões sobre o acidente no Elevador da Glória deverão ser conhecidas hoje

Lusa

Primeiras conclusões sobre o acidente no Elevador da Glória deverão ser conhecidas hoje
Pedro Nunes/Reuters

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) lamentou que Portugal não tenha uma "cultura de simulacro" para avaliar os riscos dos equipamentos públicos e defendeu mais vistorias regulares da proteção civil. Fernando Curto elogiou a decisão da Câmara de suspender os outros equipamentos do género para vistorias, mas lamentou que só depois de um acidente se pense na fiscalização. O presidente da ANBP defendeu "um calendário cíclico e normal" para que os bombeiros e outras entidades "possam fazer, de quando em vez, as vistorias e o acompanhamento a estes locais". "Se isso acontecer, a probabilidade do risco é muito menor", explicou, considerando que o país não promove também simulacros de modo regular.

Elevador da Glória sem fiscalização da autoridade de segurança ferroviária

Primeiras conclusões sobre o acidente no Elevador da Glória deverão ser conhecidas hoje

Lusa

Os elevadores históricos da Glória e do Lavra nunca foram fiscalizados pela Autoridade Nacional de Segurança Ferroviária (ANSF), ao contrário dos ascensores da Bica e de Santa Justa, avança o Público na edição deste sábado. O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), que tem a tutela da ANSF, disse ao jornal que, de acordo com legislação aprovada em 2020, deixou de ter competências de supervisão de "sistemas de transporte por cabo" construídos antes de 1986 e classificados como património. O Elevador da Glória foi declarado monumento nacional em 2002. Pelo contrário, o IMT continuou a fiscalizar os ascensores da Bica e de Santa Justa, mas apenas como "um gesto de boa vontade e boa cooperação" com a Carris, que opera os quatros elevadores históricos de Lisboa. A responsabilidade pela segurança dos ascensores pertence à Carris e, de acordo com uma diretiva da União Europeia, compete apenas à ANSF garantiu que as regras são cumpridas. "Uma tarefa essencialmente burocrática que passa pela análise de certificados de segurança e a validação de sistemas de gestão de segurança", escreveu o Público.

Primeiras conclusões deverão ser conhecidas hoje, funeral do guarda-freio às 18:30 em Oleiros

Primeiras conclusões sobre o acidente no Elevador da Glória deverão ser conhecidas hoje

SIC Notícias

Deverão ser conhecidas este sábado as primeiras conclusões sobre o descarrilamento do Elevador da Glória. O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAFF) adiou a divulgação da nota informativa, que estava prevista para sexta-feira à tarde. Um atraso que se explica porque a composição que ficou intacta e os destroços da composição que ficou destruída só foram removidos ontem durante a madrugada. Hoje é o terceiro e último dia de luto municipal, em Lisboa. O dia vai ser marcado pelo funeral do guarda-freio que estava a operar o elevador da glória. É uma das 16 vítimas mortais e um dos cinco portugueses que morreram no acidente. O funeral está marcado para as 18:30, em Oleiros. O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, vai representar o Governo.

"Há uma coisa que, para mim, é muito estranha: é o facto de o elevador ter descido completamente descontrolado"

Loading...

Vários especialistas apontam o rompimento do cabo de aço como possível causa do acidente no Elevador da Glória, mas o especialista em dinâmica ferroviária, Jorge Ambrósio, alerta que ainda é necessário aguardar pelos resultados finais da investigação do GPIAAF, prevista para cerca de 45 dias. Estranha a descida descontrolada do veículo, sublinhando a importância dos sistemas automáticos de travagem para mitigar acidentes desta natureza.

Elevador da Glória: quanto vão receber de indemnização os feridos e famílias das vítimas?

Loading...

No caso das vítimas mortais, fatores como a idade, ter ou não filhos pequenos e o peso que a remuneração tinha no orçamento familiar são fatores que vão influenciar a indemnização a pagar.

Avó cumpre desejo de neto que adorava andar no 'Cavalinho da Glória'

Loading...

Dois dias após o trágico acidente do elétrico em Lisboa, familiares, amigos e cidadãos prestaram homenagens às vítimas. Um memorial na Praça dos Restauradores reuniu centenas de pessoas, incluindo turistas.

Pai alemão terá salvado filho com o próprio corpo durante o descarrilamento do Elevador da Glória

Loading...

Afinal, o pai do menino alemão que seguia no elevador da Glória está vivo. A família foi reconhecer o corpo no Instituto de Medicina Legal, mas o alemão não estava entre as vítimas mortais.