As embaixadoras de França e Canadá, Hélène Farnaud-Defromont e Élise Racicot, respetivamente, estiveram esta segunda-feira na Calçada da Glória, em Lisboa, local da tragédia que vitimou 16 pessoas, na passada quarta-feira. As diplomatas depositaram flores e prestaram homenagens às vítimas do acidente que envolveu o icónico Elevador da Glória.
Entre as 16 vítimas mortais, contabilizam-se duas de nacionalidade canadiana e uma francesa. Por essa razão, as embaixadoras dos dois países francófonos deslocaram-se na manhã desta segunda-feira ao local da tragédia.
Em declarações aos jornalistas, Hélène Farnaud-Defromont, que colocou uma coroa junto às barreiras de proteção do elevador, lamentou todas as mortes registadas.
Já Élise Racicot reconheceu, instantes depois de colocar um ramo de flores brancas junto do memorial improvisado na Praça dos Restauradores, que o Elevador da Glória “é um lugar icónico” de Lisboa, cidade onde muitos turistas “passam férias felizes”:
“Ver esse sofrimento, essa perda, tocou toda a gente. Estamos com as vítimas de ambos os países e trabalhámos muito perto delas para tentar ultrapassar este momento e olhar para a frente.”
A embaixadora assegurou ainda que a colaboração com as autoridades portuguesas “foi muito boa e efetiva”. “As pessoas foram muito gentis e profissionais e estiveram em contacto connosco e com as famílias”, acrescentou.
Agora, entende ser essencial repatriar os corpos o quanto antes de forma que as famílias cumpram o luto e possam despedir-se dos entes queridos.
Após a "dor de perder alguém próximo, qualquer que seja a circunstância", é necessário "fazer a paz e dar um local de descanso para as pessoas", disse ainda a embaixadora canadiana.
O acidente provocou 16 mortos - cinco portugueses, dois sul-coreanos, um suíço, três britânicos, dois canadianos, um ucraniano, um norte-americano e um francês -, e ainda 22 feridos.
O Governo decretou um dia de luto nacional, que foi cumprido na quinta-feira, enquanto a Câmara de Lisboa decretou três dias de luto municipal, entre quinta-feira e sábado.