Uma imensa ponte aérea está a trazer para os países de origem muitos cidadãos europeus, norte-americanos e australianos.
Ao todo, nas últimas horas, terão saído mais de 2.000 diplomatas, mas também cidadãos afegãos, que lhes prestaram apoio ao longo de uma presença internacional de quase 20 anos.
Todos eles passaram pelo aeroporto de Cabul, onde muitos descrevem um cenário de horror.
A Alemanha e o Reino Unido conseguiram assegurar a colaboração do Paquistão, para emitir vistos a todos os diplomatas e jornalistas europeus que cheguem a território do vizinho do Afeganistão. A caminho vai já um avião enviado pela Bélgica.
A retirada de afegãos e estrangeiros, que se encontravam no Afeganistão, precipitou-se desde domingo, quando as forças talibãs tomaram o poder em Cabul instaurando o Emirado Islâmico.
O avanço das forças talibãs intensificou-se desde maio, quando começou a retirada das forças dos Estados Unidos.A retirada dos militares norte-americanos foi negociada em fevereiro de 2020.