Os países do G7 vão exigir aos Talibã que deixem chegar ao aeroporto de Cabul os afegãos que quiserem sair do país depois de dia 31 de agosto, quando o exército dos Estados Unidos abandonar o Afeganistão.
Nas últimas 24 horas, foram resgatadas mais de 20 mil pessoas.
As imagens de satélite mostram o caos junto ao aeroporto, os passageiros em formação na placa e outros já em fila para um dos 32 C-17 que os Estados estão a usar para tirar centenas de milhares de pessoas do Afeganistão.
A União Europeia bloqueou um apoio de mil milhões de euros ao Afeganistão para os próximos 7 anos. Dinheiro que só vai chegar a Cabul depois de serem dadas provas de que são cumpridos critérios de respeito pela democracia e direitos humanos.
EUA não vão prolongar prazo de retirada de soldados do Afeganistão
O Presidente dos EUA, Joe Biden, decidiu não prolongar o prazo de 31 de agosto para a retirada final dos soldados norte-americanos do Afeganistão, disse esta terça-feira um funcionário do Governo.
Biden tomou a decisão após consultar a sua equipa de segurança nacional, ponderando os riscos de manter as forças no terreno para além do prazo e optando por concluir a missão na próxima terça-feira, prazo que tinha sido por si definido, ainda antes de os talibãs terem tomado conta de Cabul, em 15 de agosto.
Biden pediu à sua equipa de segurança nacional para criar planos de contingência, caso surja uma situação cujo prazo precise de ser ligeiramente prorrogado, disse a mesma fonte governamental.
- União Europeia defede prolongamento do prazo para retirada do Afeganistão
- Quatro militares portugueses a caminho de Cabul para apoiar "retirada de cidadãos"
- União Europeia defede prolongamento do prazo para retirada do Afeganistão