Alterações Climáticas

Novo satélite europeu capta notável imagem da Terra

A terceira geração do Meteosat está preparada para revolucionar a previsão do tempo na Europa e ajudar a prevenir o impacto dos fenómenos climáticos extremos.

Novo satélite europeu capta notável imagem da Terra
EUMETSAT/ESA

O mais recente satélite meteorológico da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat) o Meteosat de terceira geração, enviou-nos a sua primeira imagem da Terra, revelando as condições atmosféricas sobre a Europa, África e o Atlântico com detalhes notáveis. Esta nova geração de satélites está preparada para revolucionar a previsão do tempo na Europa.

A primeira imagem do Meteosat Third Generation Imager revela um nível de detalhe sobre o clima na Europa e na África que nunca antes foi possível a 36.000 km acima da Terra, afirma a ESA.

“As imagens de alta resolução fornecem aos meteorologistas mais informações sobre as nuvens que cobrem grande parte da Europa, visíveis na região equatorial da África e no Oceano Atlântico. São também visíveis areia e sedimentos nas águas de Itália, assim como poeira ou poluição atmosférica vinda do sul da Ásia”.

Segundo a ESA, “este grau de detalhe não era possível com os instrumentos dos satélites Meteosat de Segunda Geração”.

O que faz exatamente o novo satélite?

Lançado num foguetão Ariane 5 a 13 de dezembro de 2022, o Meteosat Third Generation Imager-1 (MTG-I1) “é o primeiro de uma nova geração de satélites destinados a revolucionar a previsão do tempo na Europa”.

Com um maior nível de detalhe das estruturas das nuvens em altas latitudes, as novas imagens vão permitir a monitorização da evolução de condições climatéricas em rápido desenvolvimento com mais precisão.

Os serviços meteorológicos europeus chegarão a receber 30 vezes mais informação, com mais qualidade e a um ritmo de uma atualização a cada dois minutos e meio, mais de quatro vezes mais rápido do que agora.