Alterações Climáticas

Enviada SIC

COP 29: UE disposta a aumentar financiamento climático aos países mais pobres

A cimeira deveria ter terminado ontem, mas prolongam-se para hoje as negociações sobre o financiamento, como dá conta a enviada especial a Baku, Rita Neves.

Loading...

As negociações decorrem na capital do Azerbaijão, Baku, onde a conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, a chamada COP29, entra hoje em prolongamento, sem conclusão à vista.

A União Europeia está disposta a aumentar o financiamento climático para os países mais pobres para 300 mil milhões de dólares por ano (mais de 237.800 milhões de euros ao câmbio atual), revê a oferta do dia anterior de 250.000 milhões por ano (quase 239.900 milhões de euros), que tinha sido rejeitada pelos países do Sul.

O valor da proposta da UE, noticiado pela agência francesa AFP, continua a ficar aquém das exigências dos países em desenvolvimento.

Anteriormente, os países mais ricos, onde estão países europeus e norte-americanos, tinham-se comprometido em aumentar esse financiamento de 100 mil milhões de dólares, por ano, para 250 mil milhões até 2035.

O valor foi considerado inaceitável por parte dos países africanos que falam mesmo num desrespeito. Estes países pedem entre 500 mil milhões e 1,3 biliões de dólares.