António Costa e Rui Rio estiveram esta quinta-feira frente a frente num debate para as eleições legislativas de 30 de janeiro. José Gomes Ferreira considera que apesar de Costa partir com vantagem por ser primeiro-ministro, o debate foi “muito equilibrado” e viram-se dois homens “com muita experiência”.
“É tradição o primeiro-ministro, o incumbente, ter muito mais vantagens sobre um oponente que não teve essa experiência. Mas o que vi foram dois homens com muita experiência, um com seis anos de primeiro-ministro e um candidato muito experiente do ponto de vista de gestão”, afirma.
José Gomes Ferreira considera que neste confronto António Costa clarificou a sua posição ao dizer que se ganhar sem maioria absoluta está disposto a negociar caso a caso, admitindo possíveis conversações com o oponente. José Gomes Ferreira destaca também a resposta de Rui Rio, que num cenário de um resultado muito próximo ao de Costa, deixa uma porta entreaberta para a possível aprovação de orçamentos.
Diz ainda que foi um frente a frente com pontos intensos, cada um dos candidatos com “convicção e firmeza” nas suas posições.