Ataque dos EUA à Venezuela

ENVIADOS SIC

"É mais fácil trabalhar noutro país do que no nosso": crise na Venezuela força milhares a cruzar a fronteira com a Colômbia

A Venezuela é o país do mundo que tem as maiores reservas de petróleo, mas é ao mesmo tempo um dos países mais pobres do mundo. Os venezuelanos sentem isso na pele.

Loading...

Há um motivo comum para tanta gente passar a Ponte Internacional Simón Bolívar todos os dias em direção à Colômbia. Muitos vêm a pé da Venezuela e fazem quilómetros. A explicação é lógica.

Os mesmos produtos têm preços muito diferentes nos dois países, e comprar em pesos, a moeda da Colômbia, passou a ser a melhor opção para os venezuelanos que vivem junto à fronteira.

Na fronteira, o negócio dos mototáxis prolifera, tal é a quantidade de gente que vive num país e trabalha no outro. Falar para uma câmara pode não ser boa ideia para os venezuelanos, sobretudo quando dependem do controlo de fronteiras para trabalhar.

Cada um tem o seu negócio e vende‑se um pouco de tudo. Cruzar a fronteira e vir trabalhar na Colômbia não foi uma opção para uma das venezuelanas que encontrámos. Há quatro anos percebeu que só assim conseguiria ganhar dinheiro para sobreviver.

O ordenado que o marido ganhava na Venezuela também não servia para grande coisa, estranho num país que tem as maiores reservas de petróleo do mundo, mas que é ao mesmo tempo um dos mais pobres do planeta, como se vê.