Autárquicas. O debate entre candidatos à Câmara de Lisboa

Eleições Autárquicas

Autárquicas. O debate entre candidatos à Câmara de Lisboa

Veja os principais argumentos de cada um dos candidatos.

Todo o direto

Análise ao debate dos candidatos à Câmara de Lisboa

Loading...

Marina Costa Lobo e Ricardo Costa fazem uma análise à prestação dos sete candidatos.

Termina o debate

Autárquicas. O debate entre candidatos à Câmara de Lisboa

SIC Notícias

Clara de Sousa encerra o debate. Esta sexta-feira, a SIC vai ao Porto para um debate com os sete candidatos à Câmara Municipal.

Obrigado por nos ter acompanhado.

Afirmações finais dos sete candidatos

Autárquicas. O debate entre candidatos à Câmara de Lisboa

SIC Notícias

Nuno Graciano afirma que a construção de ciclovias na cidade - apelidando-as "cilovazias" - que estão a prejudicar a mobilidade dos lisboetas.

Bruno Horta Soares aproveitou o momento para defender que se os cidadãos querem políticas diferentes e políticos diferentes "têm a iniciativa liberal" como opção.

Beatriz Gomes Dias afirma que o Bloco de Esquerda quer "continuar a influenciar e aumentar o parque de habitação na cidade de Lisboa", avançado que o objetivo é "construir 100 mil casas de habitação pública".

Manuela Gonzaga lembra que a causa animal é uma das bandeiras do partido e, por isso, sublinha que o objetivo é ter uma "cidade livre de touradas", o que "só não é se Fernando Medina não quiser". A candidata defende ainda um diálogo maior com os cidadãos.

João Ferreira aponta a habitação como uma das principais medidas, mas refere ainda a importância dos serviços públicos, do ambiente, da cultura e do desporto. Aponta ainda a política do urbanismo como um dos principais problemas a resolver - com a revisão do PDM - de forma a ter uma cidade mais harmoniosa.

Fernando Medina também se focou na habitação para jovens e classe média e no transporte coletivo sustentável. Para além disso o atual autarca destaca a importância de investir nos espaços públicos da cidade.

Carlos Moedas destacou a "transparência" como a medida de bandeira da sua campanha, afirmando que veio para Portugal para "mudar a maneira como se faz política". O candidato afirma ainda que vai investir na saúde, como resposta aos 90 mil pessoas que não têm médico de família.

Bruno Horta Soares: "Vamos fazer Ubers de autocarros"

Autárquicas. O debate entre candidatos à Câmara de Lisboa

SIC Notícias

Bruno Horta Soares é contra a gestão pública dos transportes e afirma que a "palavra gratuito" significa que "sai do bolso dos contribuintes. O candidato liberal defende a descida da derrama para que os valores dos impostos seja devolvido às empresas e libertar o negócio dos transportes.

"Se queríamos mais transportes vamos liberalizar, vamos fazer Ubers de autocarros", defende Bruno Horta Soares, "mais transportes públicos mas não necessariamente à custa dos contribuintes".

Mobilidade na cidade: "São precisos investimentos fora de Lisboa para que Lisboa melhore"

Autárquicas. O debate entre candidatos à Câmara de Lisboa

SIC Notícias

Fernando Medina afirma que os grandes problemas da mobilidade na cidade de Lisboa "só tem solução na escala metropolitana e com grande investimento em transportes pesados".

O autarca afirma que os vários municípios já chegaram a acordo e que este está a ser negociado com o Governo.

"Já nos entendemos sobre este plano e estamos a defendê-lo. São precisos investimentos fora de Lisboa para que Lisboa melhore", afirma Medina, sublinhando a aprovação do passe único - com o voto contra do PSD.

Medina afirma ainda que "vai haver medidas de delimitação de circulação na zona da baixa" de Lisboa.

Carlos Moedas acusa Medina de não ter cumprido "a criação de parques no exterior da cidade" e, por isso, não reduziu os 360 mil carros que diariamente entram na capital.

"Não podemos ter uma visão, como tem Fernando Medina, que é impositiva", afirma Carlos Moedas.

O candidato da coligação Novos Tempos defende que o transporte público deve ser gratuito para jovens entre os 18 e os 23 anos e para maiores de 65 anos e um desconto nos custos dos parquímetros para os que vivem em Lisboa e "não conseguem pagar o parquímetro da EMEL".

Construção do novo aeroporto de Lisboa em debate

Autárquicas. O debate entre candidatos à Câmara de Lisboa

SIC Notícias

O novo aeroporto de Lisboa é também um dos temas abordados neste debate. O assunto levou a uma discussão entre o autarca e João Ferreira.

Para o candidato da CDU, "Lisboa é hoje a única capital europeia com esta aberração: que é o principal aeroporto a crescer dentro da cidade". João Ferreira sublinha que o aeroporto da "era temporária" e que já se chegou "à conclusão que Alcochete era melhor opção".

A CDU defende uma implementação faseada do novo aeroporto, acabando por desativar o atual aeroporto da Portela. Fernando Medina lembra os custos e o tempo de construção do novo aeroporto.

Nuno Graciano afirma que "há estudos para todos os gostos" no que ao aeroporto diz respeito.

Já Bruno Horta Soares acredita que os dois aeroportos a funcionar em simultâneo será uma melhor solução, uma vez que a cidade é muito dependente do turismo.

Manuela Gonzaga é contra a construção em ambos os lugares - quer no Montijo, quer em Alcochete. A razão prende-se com o impacto ambiental para o estuário do Tejo e apresenta com uma solução o aeroporto de Évora.

Carlos Moedas: "Não podemos ser todos inquilinos da Câmara"

Autárquicas. O debate entre candidatos à Câmara de Lisboa

SIC Notícias

Carlos Moedas foca-se numa das suas medidas de bandeira nesta candidatura: a isenção do IMT para os jovens na capital. Esta proposta pretende ser uma solução para o problema da habitação.

"Não podemos ser todos inquilinos da Câmara", afirma o candidato da coligação Novos Tempos.

João Ferreira recusa que esta medida seja a solução e defende que "retirar o IMT significa que as pessoas têm capacidade de comprar a casa", focando-se nos elevados preços imobiliários em Lisboa.

"A habitação pública não é só habitação de cariz social", lembra João Ferreira.

Nuno Graciano acusa Medina de não cumprir as promessas

Autárquicas. O debate entre candidatos à Câmara de Lisboa

SIC Notícias

Nuno Graciano acusa Fernando Medina de não cumprir as promessas que fez durante a campanha eleitoral de 2017, principalmente no que toca à habitação na capital. Medina responde com a pandemia de covid-19.

"Eu não sei em que planeta andou nos últimos dois anos, mas houve uma pandemia. As coisas não andam ao mesmo ritmo", disse Fernando Medina

"A pandemia não serve para tudo", diz o candidato do Chega.

Medina afirma que a Câmara tem projetos aprovados para a disponibilização de oito mil fogos, mas que avança que "não estarão todos prontos no próximo mandato".

O autarca sublinha que a única crítica que lhe podem fazer é que os projetos não estão a ser suficientemente rápidos.

Bruno Horta Soares: "A esquerda que aqui está representada é que nos trouxe para uma situação de pobreza"

Autárquicas. O debate entre candidatos à Câmara de Lisboa

SIC Notícias

Bruno Horta Soares afirma que "o público não é uma solução" para o problema da habitação em Lisboa e acusa Medina de enveredar por medidas para ajudar a classe média.

"A esquerda que aqui está representada é que nos trouxe para uma situação de pobreza", afirma o candidato da Iniciativa Liberal, acrescentando que "empobrecemos as pessoas e depois dizemos-lhe que vamos dar coisas grátis".

O candidato liberal defende que é necessário modernizar a Câmara Municipal e avançar como "políticas públicas de habitação" em vez de "políticas de habitação pública".