Eleições Autárquicas

Entrevista SIC Notícias

"Propaganda chocante" no Bolhão? Críticas do PS são "fora de contexto", diz Pedro Duarte

O ministro dos Assuntos Parlamentares e candidato à Câmara Municipal do Porto afasta que se tenha aproveitado do cargo de ministro para lançar a candidatura na cidade do Porto e considera que as críticas do PS são "fora de contexto".

Loading...

Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares e candidato à Câmara Municipal do Porto, diz que nunca escondeu o desejo de servir a cidade. Afasta que se tenha aproveitado do cargo para lançar a candidatura na cidade do Porto e considera que as críticas do PS, que acusam o Governo de "propaganda chocante", são fora de contexto.

Pedro Duarte confirmou a candidatura à presidência da Câmara do Porto no mesmo dia em que o Conselho de Ministros esteve no Mercado do Bolhão, na 'Invicta'. Contudo, na SIC Notícias, afasta que se tenha aproveitado do momento.

"Foi uma feliz coincidência. Tive a felicidade de ter hoje no Porto o conjunto dos meus colegas de Governo. Mas o anúncio foi feito através de artigo de opinião, onde quis explicar os fundamentos da candidatura", afirma.

Ao seu lado esteve também Rui Moreira, atual autarca do Porto. O candidato esclarece que o Governo tem feito Conselhos de Ministros em várias cidades e, pela ocasião, os autarcas costumam estar presentes. Desta vez, aconteceu no Porto, com Rui Moreira.

"Foi com naturalidade que hoje se proporcionou um encontro no caminho para o Conselho de Ministros com um conjunto de pessoas", declara.

Em entrevista à SIC Notícias, diz compreender as críticas do PS Porto, que acusam o Governo de "propagando chocante", mas considera que estão "fora de contexto":

"Faz parte do jogo partidário em momentos de pré-campanha, mas é um bocadinho fora de contexto."

A candidatura à Câmara do Porto é um sonho antigo que "nunca escondeu": "Cheguei a dizer publicamente que era a minha cadeira de sonho".

"Tenho uma vontade muito grande em retribuir à minha cidade aquilo que me proporcionou (...). Sinto que tenho capacidade e competências para servir a cidade", declara.

Diz que vai ouvir os portugueses para "construir um projeto", mas adianta que tenciona focar-se em três "problemas essenciais": trânsito, insegurança e habitação.

Quer ser ele próprio, com "novos desafios", mas vai inspirar-se no que foi "muito bem feito" pelos ex-autarcas, Rui Rio e Rui Moreira. "Rui Rio é um exemplo excecional de contas certas, rigor, cultura de exigência (...)", diz, destacando, por outro lado, a abertura ao mundo de Rui Moreira.

Sobre o adversário socialista Manuel Pizarro, realça que o admira e que não tem dúvidas de que se apresentará "com as melhores intenções".

Ainda em entrevista à SIC Notícias, diz ter "muito orgulho" de ter feito parte do Governo de Montenegro e diz estar "muito confiante" que a AD "saia reforçada" nas eleições legislativas antecipadas.