A SIC Notícias iniciou com Braga, a cidade que em 50 anos de democracia só teve dois presidentes, os debates rumo às eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro. Na antena da SIC Notícias, João Rodrigues (PSD/CDS/PPM), António Braga (PS/PAN), Filipe Aguiar (CH), Rui Rocha (IL), João Baptista (CDU) e António Lima (BE) debateram, esta segunda-feira, as suas propostas para a cidade.
Rui Pedro Antunes, editor de política do Observador, considera que o candidato do PSD "contaminou" o debate e concorda com as pessoas que dizem que é "arrogante". Contudo, destaca o conhecimento de João Rodrigues nos 'dossiers', que o favoreceu porque "desafiou sempre alguém".
Por outro lado, Rui Pedro Antunes defende que o candidato do Chega "precisa mesmo" de ter André Ventura ao lado nos cartazes. Diz ainda que ficou "desiludido" com Rui Rocha que, apesar da capacidade política e "graça", não o consegue transmitir no debates.
Já Pedro Gomes Sanches, comentador da SIC, dá uma "nota muito positiva" ao debate de Braga e ao "serviço público" da SIC.
"Portugal é muito centrado na capital. Admito que um debate de outra cidade que não Lisboa não faça ganhar muito do ponto de vista das audiências mas faz ganhar muito do ponto de vista do serviço público. Quem vive lá gosta de ver um debate para perceber como os candidatos se posicionam", afirma.
O comentador diz que Portugal deixou de ser um país com um sistema bipolar e passou a ser tripartido. "Há uma marca Chega, não é por acaso que André Ventura aparece em todos os cartazes", afirma.
Pedro Gomes Sanches acrescenta que, entre as últimas autárquicas e as últimas legislativas, tanto a AD como o PS perderam votos e que a IL ganhou votos.
"Os dois partidos que mais têm crescido no concelho são diretamente desafiantes", afirma.
As eleições autárquicas têm "risco" de ter tri-partidarização que vai "obrigar a um novo olhar para a forma de governar cidades e municípios".