A Iniciativa Liberal diz que as novas medidas do Governo para a Habitação são uma cópia mal feita das propostas dos liberais. Mariana Leitão esteve em campanha em dois concelhos do distrito do Porto: num deles, o partido apoia o candidato do PSD, no outro, concorre contra os sociais-democratas.
António Fonseca é o candidato da Iniciativa Liberal à Câmara da Maia. Quer apostar na mobilidade, na redução dos impostos e na habitação. Tema caro aos portugueses e que serve para a líder do partido acusar o Governo de tentar ir atrás das propostas liberais, como a descida do IVA na construção para os 6%.
A Câmara da Maia é liderada pelo PSD e CDS. É contra eles que concorre a Iniciativa Liberal. Mas, no concelho vizinho de Gondomar, liberais e sociais-democratas uniram esforços para tentar tirar o PS do poder. A aposta é num deputado e antigo secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.
João Figueiredo, o candidato liberal a vereador, surge em quarto lugar. Se a coligação vencer as eleições, é ele que ficará com a pasta das finanças.
Há quatro anos, a coligação do PSD com o CDS só conseguiu eleger três pessoas. A Iniciativa Liberal, que concorreu sozinha, não chegou aos 2 mil votos.