A coordenadora do Bloco de Esquerda diz que o primeiro-ministro está a utilizar a campanha como instrumento de propaganda. Em visita ao Centro de Educação Para O Cidadão Com Deficiência em Sintra, Mariana Mortágua alerta para a falta de profissionais de educação específica nas escolas.
Criticando o 'timing' escolhido pelo Governo para apresentar a proposta de Orçamento do Estado, que relacionou com as notícias sobre a empresa familiar de Luís Montenegro, a Spinumviva, a líder bloquista manifestou-se surpreendida e chocada com o fim do adicional de solidariedade à banca.
O Governo entregou esta quinta-feira no Parlamento o Orçamento do Estado para 2026, na véspera do prazo limite e três dias antes das eleições autárquicas de domingo.
No cenário macroeconómico, o Governo PSD/CDS-PP prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 2% neste ano e 2,3% em 2026.
O Executivo pretende alcançar excedentes de 0,3% do PIB neste ano e de 0,1% no próximo. Quanto ao rácio da dívida, estima a sua redução para 90,2% do PIB em 2025 e 87,8% em 2026.
A proposta vai ser discutida e votada na generalidade entre 27 e 28 de outubro. A votação final global está marcada para 27 de novembro, após o processo de debate na especialidade.
Com LUSA
