Eleições Autárquicas

Presidente da Câmara eleito pelo Chega terá agredido delegado do PSD em São Vicente

O incidente ocorreu na manhã deste domingo, mas o agora eleito presidente de Câmara, José Carlos Gonçalves, alega que o episódio foi "deturpado e ampliado".

Presidente da Câmara eleito pelo Chega terá agredido delegado do PSD em São Vicente
Facebook Jose Carlos

José Carlos Gonçalves, o primeiro candidato do Chega a ser eleito presidente de Câmara, terá agredido, este domingo de manhã, um delegado de mesa do PSD, adianta o Diário de Notícias da Madeira.

Os "incidentes graves", como descreve, aconteceram na mesa de voto dos Lameiros, em São Vicente.

De acordo com o jornal, o delegado do PSD pediu que José Carlos Gonçalves "se afastasse da mesa, uma vez que permanecia junto dos eleitores há bastante tempo, alegadamente a tentar influenciar o voto".

De acordo com o DN da Madeira, houve relatos de "comportamentos semelhantes" de elementos da mesma candidatura noutros locais de voto.

Após o aviso e ao perceber que estava a ser filmado, o candidato do Chega terá agredido o delegado social-democrata. Há um vídeo divulgado pelo jornal madeirense que mostra o momento em que José Carlos Gonçalves, que tentava abordar uma pessoa de cadeira de rodas, se 'lança' sobre quem filmava.

Numa nota enviada ao DN Madeira, o candidato do Chega justifica que se encontrava nas "imediações da mesa de voto a entregar alimentos aos membros da sua candidatura, nomeadamente a um amigo". Diz ainda que na "breve deslocação" para conversar com o amigo, um integrante da candidatura do PSD o "começou a filmar" sem o seu consentimento.

José Carlos Gonçalves defende que o vídeo "não reflete o contexto real da situação" e que o episódio foi "deturpado e amplificado de forma injusta", afastando "qualquer ato de agressão".

Horas depois, José Carlos Gonçalves foi eleito, em São Vicente, na Madeira, o primeiro presidente da Câmara do partido liderado por André Ventura. Teve 49,23% (1.705 votos). O município era, até agora, liderado pelo PSD/CDS.

  • Acompanhe aqui os resultados das Eleições Autárquicas de 2025