O presidente eleito da Câmara de Vila Nova de Poiares, que conquistou o município ao PS pelo movimento Poiares a Sério (PSR), celebrou a vitória com uma peregrinação a Fátima, onde espera chegar antes das 12:00 de segunda-feira.
"Estou a caminho de Fátima", disse à agência Lusa, Nuno Neves.
O presidente eleito liderava a freguesia mais populosa daquele concelho do distrito de Coimbra, a Junta de Freguesia de Poiares (Santo André), eleito em 2021 pelo PS, mas que decidiu criar um movimento independente e candidatar-se à Câmara Municipal, liderada pelos socialistas desde 2013.
À Lusa, Nuno Neves disse que, depois de uma breve celebração com a equipa, decidiu ausentar-se, calçar umas sapatilhas, vestir uns calções e seguir a pé até Fátima.
"Já fiz dez quilómetros desde que saí de casa. Foi uma promessa que tinha feito para mim mesmo, ainda para mais amanhã [segunda-feira] é o 13 de outubro e é um dia especial", contou.
Nuno Neves disse que está a fazer o percurso sozinho e que espera chegar antes do meio-dia a Fátima.
"Não sou praticante, mas sou católico. Foi ao que me agarrei. Era uma promessa e sou um homem de palavra", disse.
O presidente eleito afirmou que estava à espera da vitória, pelos "abraços e carinho" que foi recebendo durante a campanha.
"Acreditei que poderia ganhar. Nunca houve nenhum movimento independente em Poiares e é fantástica esta sensação e muito gratificante", disse.
Questionado sobre o futuro, já que não conseguiu maioria absoluta, Nuno Neves disse que está "aberto ao diálogo".
O movimento Poiares a Sério (PRS), liderado por Nuno Neves, venceu as eleições autárquicas deste em Vila Nova de Poiares e roubou a Câmara ao PS, segundo os dados do Ministério da Administração Interna.
Depois do PRS, com 40,39% (dois mandatos), o segundo mais votado é o PPD/PSD, com 34,91% (dois mandatos), e o terceiro é o PS, com 16,35% dos votos (um mandato), que liderava a autarquia.
Acompanhe aqui os resultados das Eleições Autárquicas de 2025

