Eleições Autárquicas

Das batalhas mais renhidas às maiores vitórias: os resultados marcantes das autárquicas de domingo

As eleições autárquicas deste domingo ficaram marcadas por resultados muito disputados em vários concelhos, onde as diferenças entre os primeiros classificados foram mínimas, refletindo uma forte competição eleitoral. Por outro lado, houve também vitórias destacadas com margens significativas, evidenciando contrastes claros entre as diferentes regiões do país.

Das batalhas mais renhidas às maiores vitórias: os resultados marcantes das autárquicas de domingo
ANDRÉ KOSTERS

A eleição mais renhida nas autárquicas de domingo foi em Santa Cruz das Flores, nos Açores, onde o Movimento de Cidadãos pelo Concelho (MCC) venceu por apenas oito votos a candidatura do PSD.

Já a vitória com maior margem em número de votos foi em Oeiras, onde a candidatura independente de Isaltino Morais, com o apoio do PSD, teve mais 42.786 votos do que a candidatura do PS.

Segundo uma análise aos resultados feita pela agência Lusa, na lista das eleições mais disputadas está o concelho de Santa Cruz, onde o MCC teve 392 votos e o PSD teve 385.

Também nos Açores, na ilha mais pequena, Corvo, a diferença entre o PS, vencedor das eleições, e a candidatura de Paulo Margato foi de 16 votos.

Em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, a diferença foi de 30 votos entre a coligação PSD/CDS/PPM e o PS, enquanto em Vila do Bispo, Faro, apenas 44 cruzes nos boletins separaram sociais-democratas e socialistas. Já em Moura, distrito de Beja, a diferença entre o PS e a CDU foi de 53 votos.

Maiores diferenças entre o 1.º e 2.º classificado

No polo oposto, as maiores diferenças entre o primeiro e o segundo classificado, em número de votos, foram em Oeiras, entre a candidatura de Isaltino Morais e o PS, com uma diferença de 42.786.

Em Barcelos, Braga, 23.846 votos separaram a candidatura do PSD e do CDS e o PS, enquanto em Leiria a diferença entre o PS e o PSD foi de 22.106 votos.

Em Loures, o PS ganhou a câmara ao Chega por 21.152 votos e em Lisboa a diferença entre as coligações lideradas por Carlos Moedas (PSD/CDS/IL) e Alexandra Leitão (PS/L/BE/PAN) foi de 20.518 votos.

Veja aqui os resultados das Eleições Autárquicas de 2025