O Chega conquistou três câmaras municipais nas eleições autárquicas deste domingo. Uma delas foi Albufeira, que desde 2001 estava sob liderança do PSD, agora derrotado pela candidatura de Rui Cristina.
Em entrevista à SIC Notícias, questionado sobre o que fez de diferente para conseguir ser eleito, Rui Cristina afirmou ter apostado numa "campanha de proximidade", assente num "conjunto de compromissos e soluções" para uma região fortemente marcada pelo turismo em massa.
O ex-militante do PSD recorda que as principais bandeiras da sua campanha autárquica estavam relacionadas com a crise na habitação, os cuidados de saúde e a segurança.
Neste área dá como exemplo a Rua da Oura, em Albufeira, conhecida por ser uma atração turística e por estar associada a comportamentos abusivos: "Neste momento, irei reunir-me com os empresários da noite e vou fazê-los ver que há situações que têm de ser resolvidas."
"Para a questão da insegurança, temos várias medidas que precisam de ser tomadas. É necessário construir um centro de coordenação autárquico, onde estejam integrados a Polícia Municipal, a GNR, os Bombeiros, a Proteção Civil, um delegado de saúde e também o aumento do número de câmaras de videovigilância, bem como a sua monitorização, para que tudo funcione de forma mais eficiente."
Garante que, ao contrário do que foi feito nos últimos anos com o PSD no poder, os albufeirenses vão passar a estar no "centro das decisões": "Não temos medo de atuar."
Chega promete construir 500 habitações
No que diz respeito ao tema da habitação, Rui Cristina afirma que o Chega assume o compromisso de "construir 500 habitações a custos controlados" e que irá criar uma "via verde do urbanismo" para a construção dessas casas "dentro da legalidade".
Questionado sobre a revisão das regras do alojamento local, o novo autarca de Albufeira afirma que ainda não pensou nesse assunto, mas garante que será analisado.
No seu novo cargo, Rui Cristina promete a realização de uma auditoria financeira aos últimos sete anos do executivo do PSD: "Queremos saber o que foi mal feito."
Veja aqui os resultados das Eleições Autárquicas de 2025
