Caso Galamba

Caso Galamba: deputados decidem em junho se inquérito à atuação do SIS avança ou não

Os pedidos foram feitos pela Iniciativa Liberal e pelo Chega. O debate foi agendado para o dia 14 de junho e a votação sobre se a comissão parlamentar de inquérito avança ou não será dois dias depois, a 16 de junho.

Caso Galamba: deputados decidem em junho se inquérito à atuação do SIS avança ou não
Lusa

As dúvidas sobre a atuação do Serviço de Informações de Segurança (SIS) no caso João Galamba não estão esclarecidas e IL e Chega propõem a criação de uma nova comissão parlamentar de inquérito. A decisão será debatida dentro de três semanas e votada a 16 de junho.

O anúncio foi feito pela porta-voz da conferência de líderes, Maria da Luz Rosinha, no final da reunião daquele órgão, indicando que as propostas apresentadas pelo Chega e pela Iniciativa Liberal vão ser debatidas em conjunto.

O PSD, recorde-se, já anunciou que é a favor da criação da nova comissão. A Direita quer investigar o que se passou com o SIS e o que o levou a atuar na recuperação do computador do ex-adjunto do Ministério das Infraestruturas.

A deputada socialista referiu ainda que as eleições para os órgãos externos ficaram marcadas para dia 7 de junho.

Maria da Luz Rosinha indicou que está em causa a eleição de quatro membros para o Conselho Regulador da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), dois para a Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos e quatro elementos para o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida.

No dia 16 de junho, estará na Assembleia na República a presidente do Parlamento Europeu, estando previsto um "debate plenário" com Roberta Metsola.

A porta-voz da conferência de líderes anunciou igualmente que o Parlamento recomeça os trabalhos no dia 6 de setembro, após as férias, e que os plenários dos dias 13 e 14 de setembro ainda serão da presente sessão legislativa.