O primeiro-ministro nada disse sobre o telefonema em que António Mendonça Mendes terá aconselhado João Galamba a telefonar para o SIS, na noite de 26 de abril. No debate com o Governo sobre política geral, a pergunta foi feita várias vezes, de várias formas e por vários deputados, mas António Costa recusou sempre responder.
Para o comentador da SIC, há algo que o primeiro-ministro não quer que se saiba sobre a sequência dos acontecimentos e “é evidente” que Costa “não se sente tranquilo, é uma questão que ele não quer dar a resposta total sobre essa matéria”.
“Há alguma coisa que o primeiro-ministro não quer revelar. Eventualmente alguma conversa com algum membro do Governo, seja o secretário de Estado adjunto, qualquer outra pessoa, ou diretamente com o SIS, com o SIRP”.
No debate de quarta-feira no Parlamento, Luís Delgado é da opinião que Costa se saiu bem, mas a situação continua a existir.
"Apesar de tudo, foi para o debate muito bem treinado, não se irritou, sabia genericamente as perguntas que lhe iam fazer e manteve-se numa posição completamente lateral”.
“Por muito que o primeiro-ministro se tenha saído bem do debate, não tenha revelado mais nada, não abriu a boca, a situação não mudou, a realidade existe”