Presidentes da China e dos EUA defendem "esforços conjuntos" para garantir acordo na COP21
Os presidentes da China e dos Estados Unidos conversaram por telefone durante esta noite sobre os desenvolvimentos das negociações sobre as alterações climáticas, que decorrem em Paris, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês. De acordo com a agência de notícias AFP, o comunicado colocado no sítio da internet do MNE chinês dá conta de que os dois presidentes concordaram que os países devem "reforçar a coordenação com todas as partes" e "fazer esforços conjuntos para garantir que a cimeira do clima de Paris (COP21) chega a acordo conforme previsto".
Barack Obama e Xi Jinping num encontro realizado no início da Cimeira do Clima, em Paris.
Um acordo seria benéfico para a comunidade internacional, acrescenta o comunicado, que dá conta ainda de que o Presidente Barack Obama disse que os Estados Unidos estavam dispostos a manter a coordenação com a China.
O projeto de acordo final para o combate às alterações climáticas, que deveria ser apresentado hoje na cimeira mundial do clima, que decorre em Paris, foi adiado para sábado de manhã, anunciou a presidência francesa esta manhã.
"Preferimos dar tempo para consultas com as delegações ao longo de todo o dia de sexta-feira" antes de apresentar o texto final para ser adotado em plenário, precisou a mesma fonte, citada pela AFP.
O texto "vai ser apresentado logo cedo na manhã de sábado para adoção ao meio-dia", acrescentou.