Combustíveis

Taxas sobre os combustíveis: "É só ter um mecanismo automático"

Segundo Montenegro a solução para a redução dos preços dos combustíveis passa por “tornar automático” o mecanismo de oscilações dos preços, consoante as variações do imposto sobre os combustíveis.

Luís Montenegro, líder do Partido Social Democrata
Loading...

O líder do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, aproveitou uma nova subida do preço dos combustíveis, anunciada para esta segunda-feira, para insistir na mais bandeira recente do partido: a redução de impostos.

“O senhor ministro sabe muito o que tem a fazer, tem a descer o ISP [Imposto sobre Produtos Petrolíferos] em função do nível de receita que está a arrecadar a mais”, afirma Luís Montenegro.

Luís Montenegro lembra que no ano passado o PSD propôs uma redução temporária do IVA para 6% na energia e nos combustíveis, que foi rejeitada pelo PS. O líder social-democrata desafia agora o executivo a compensar a cada novo aumento.

“Desde a primeira hora que o Partido Socialista não tem sido sério na gestão do preço dos combustíveis. Ao menos que façam aquilo que prometeram. É só ter um mecanismo automático. Não é preciso estar cá a inventar portarias e despachos.

Segundo Luís Montenegro a solução passa por “tornar automático” o mecanismo de oscilações dos preços, consoante as variações do imposto sobre os combustíveis.

As pessoas estão a sofrer os efeitos da inflação à muito tempo. O doutor Medina não tem nada que andar a estudar: é não complicar", afirma.

O Governo já garantiu que “está atento” e a acompanhar a evolução dos preços e prometeu agir, se for necessário.