Com o aumento do preço dos combustíveis, há cada quem aposte cada vez mais em veículos elétricos, entre eles estão os profissionais do volante.
Em Vila Real, os taxistas já optaram por elétricos ou híbridos que lhes permite uma poupança significativa no fim do mês. José Carvalho quando investiu num carro elétrico, em 2020, estava longe de imaginar a redução que ia ter na despesa com o combustível e na manutenção do táxi.
Agostinho Silva optou por um híbrido e dá também graças ao investimento, que baixou a fatura da gasolina para metade.
“A melhor opção que fiz na minha vida. Um carro a gasolina gasta-se 500€ por mês, este elétrico uns 120€”, sublinha José Carvalho.
Quem mantêm os carros a gasóleo desespera e os taxistas queixam-se que os valores cobrados aos clientes são os mesmos e no sobe e desce do preço dos combustíveis dizem que nem o apoio do Governo lhes vale.
“Enchemos o depósito, damos meia dúzia de voltas à cidade está o depósito vazio. E não conseguimos recuperar o dinheiro que gastamos de gasóleo”, explica um taxista.
Muitos preferiam um preço fixo dos combustíveis, porque como está os taxistas têm cada vez mais dificuldade em gerir as contas num trabalho em que a concorrência é cada vez maior.