Os combustíveis vão ficar mais caros na próxima semana. A partir de segunda-feira, tanto o preço do litro da gasolina como o do gasóleo vão subir um cêntimo por litro, segundo adiantou à SIC fonte do setor.
Contas feitas tendo em conta esta subida, o litro de gasolina simples 95 deverá fixar-se, em média, em 1,692 euros, e o do litro de gasóleo simples em 1,531 cêntimos, em média.
Recorde-se que o Governo está a analisar se mantém ou não a redução do imposto sobre os produtos petrolíferos e a suspensão parcial da taxa de carbono, aplicadas em 2022 pelo anterior Executivo quando a inflação atingiu o pico.
Fonte do Governo confirmou recentemente à SIC que todos os cenários ainda estão em aberto, desde o fim absoluto de todos os apoios, à redução de alguns. O mais provável é que as novidades só apareçam com o Orçamento do Estado (OE).
"Portanto há aqui, aparentemente, algum espaço para se começar a mitigar este efeito, isto é, começar a, eu diria, fazer o desmame deste tipo de medidas, pudendo fazer-se de uma forma mais brusca ou menos brusca dependendo agora da politica orçamental e da política em geral do Governo", diz João Duque, Economista
Qualquer que seja a opção do Governo, vai fazer aumentar os preços dos combustíveis e por consequência, também, pode fazer subir o preço de alguns serviços.