O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Israel Katz, afirmou esta terça-feira à noite que Yahya Sinwar, nomeado pelo Hamas como novo líder político em substituição de Ismail Haniyeh, morto em Teerão na semana passada, deve ser "eliminado rapidamente".
"A nomeação do arqui-terrorista Yahya Sinwar como líder do Hamas, em substituição de Ismail Haniyeh, é mais uma razão para o eliminar rapidamente e riscar esta organização desprezível do mapa", afirmou Katz na rede social X.
O exército e as autoridades israelitas acusam Sinwar de ser um dos mentores do ataque sem precedentes do Hamas contra Israel, em 07 de outubro, o que faz dele um dos homens mais procurados por Israel.
Até agora, Yahya Sinwar era o líder do grupo terrorista na Faixa de Gaza. Foi escolhido depois do anterior líder ter sido assinado em Teerão há quase uma semana depois de assistir à tomada de posse do novo presidente iraniano.
O Irão atribui o ataque a Israel, que está em alerta máximo enquanto ambos os países mantém uma troca constante de ameaças.
Com Lusa