Conflito Israel-Palestina

REPORTAGEM SKY NEWS

A ameaça de uma possível invasão terrestre faz o Líbano mergulhar num cenário de terror e destruição

As Nações Unidas dizem que a situação no Líbano está fora de controlo. Os ataques dos últimos dias levaram milhares de pessoas a fugir do sul do país. A reportagem é da Sky News, televisão parceira da SIC.

Loading...

As Nações Unidas alertaram que “o inferno está a explodir no Líbano”. Os Estados Unidos, a União Europeia e vários países árabes emitiram uma declaração conjunta apelando a um cessar-fogo imediato de 21 dias – enquanto Israel se prepara para uma possível invasão terrestre.

"Apelamos para um cessar-fogo imediato de 21 dias na fronteira entre o Líbano e Israel para dar uma oportunidade à diplomacia", refere a declaração emitida após a reunião à margem da Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque. Esta contou com a assinatura dos Estados Unidos, França, Austrália, Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Qatar.

As autoridades dos Estados Unidos dizem que esperam que uma pausa temporária seja acordada nas próximas horas, mas até agora não houve resposta oficial de Israel ou do Hezbollah.

Nos últimos dias aumentaram os ataques israelitas no sul do Líbano - uma espécie de preparação para uma possível invasão terrestre - provocando a morte de centenas de pessoas.

Há centenas de famílias desaparecidas e várias escolas são transformadas em abrigos para acolher aqueles que vão tentando sobreviver ao cenário de destruição em que o seu país mergulhou.