Coronavírus

OMS considera prematuro declarar o coronavírus uma emergência internacional

ANDY RAIN

Pelo menos 25 mortos confirmados na China. Mais de 800 pessoas estão infetadas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) optou esta quinta-feira por não declarar uma emergência internacional face ao surto de coronavírus, detetado na cidade de Wuhan, no centro da China.

Após dois dias de reuniões na sede da OMS em Genebra, um comité de emergência formado por médicos especialistas de vários países e convocado pelo diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, o possível alerta internacional receando que "seja demasiado cedo".

A OMS reserva a possibilidade de reunir o comité no futuro para discutir novamente uma eventual emergência internacional, o que implicaria a implementação de medidas preventivas a nível global.

25 MORTES CONFIRMADAS, MAIS DE 800 INFETADOS

O número de mortos na China devido ao surto subiu para 25 e o de casos confirmados aumentou para 830, revelou esta sexta-feira a Comissão Nacional de Saúde.

De acordo com as autoridades chinesas, há também 1.072 casos suspeitos.

As autoridades chinesas consideram que o país está no ponto "mais crítico" no que toca à prevenção e controlo do vírus e colocaram em quarentena, impedindo entradas e saídas, três cidades onde vivem mais de 18 milhões de pessoas - Wuhan, a as vizinhas Huanggang e Ezhou.

O que é, onde começou e como se desenvolveu

Especialista sublinha que pode afetar qualquer pessoa

O diretor do Serviço de Infeciologia do Hospital Egas Moniz diz que o coronavírus pode afetar qualquer pessoa, mas que é preciso ter atenção, sobretudo às grupos mais vulneráveis.

Kamal Mansinho considera importante Portugal ter acionado os dipositivos de saúde pública para garantir uma melhor prontidão.

Veja também:

  • A pergunta da semana: concorda com a eutanásia?

    Eutanásia

    A Assembleia da República debate a 20 de fevereiro cinco projetos de lei para a despenalização da morte assistida. As propostas são do Bloco de Esquerda, do Partido Socialista, do Partido das Pessoas dos Animais e da Natureza (PAN), do Partido Os Verdes e da Iniciativa Liberal. Sabe o que cada partido propõe? A resposta está neste artigo. Concorda com a eutanásia? Responda ao inquérito.

    VOTE AQUI

    SIC Notícias