Coronavírus

Balanço da Covid-19 em Portugal: 785 infetados, 4 mortos

Subiu para quatro o número de mortos em Portugal por Covid-19. De acordo com a DGS, o número total de infetados está nos 785. Foi ainda confirmado o primeiro caso de infeção na PSP. Veja aqui as últimas informações.

Todo o direto

Lotação dos transportes públicos vai ser reduzida

Balanço da Covid-19 em Portugal: 785 infetados, 4 mortos
RODRIGO ANTUNES

A lotação dos transportes públicos de passageiros vai ser reduzida para evitar acumulação de pessoas e permitir o distanciamento social, disse esta quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa.

As empresas de transporte têm de assegurar a higienização e desinfeção dos veículos e algumas, como o Metropolitano de Lisboa e a CP - Comboios de Portugal, começaram já a aplicar um produto que tem a duração de um mês.

Autocarros do Porto reduzem oferta e aplicam horários de sábado nos dias úteis

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) reduz na segunda-feira a oferta de serviço em 40%, com todas as linhas de autocarro a circular com os horários de sábado.


A empresa assinala que a redução é de "cerca de 40%" e que a oferta se vai manter "na ordem dos 60%", num momento em que "a procura apresenta níveis de redução superior a 80% em muitos períodos" devido à pandemia de coronavírus, que levou na quarta-feira o Presidente da República a decretar o estado de emergência no país.


Frente Comum exige medidas imediatas para garantir 100% do rendimento

Balanço da Covid-19 em Portugal: 785 infetados, 4 mortos
Mohamed Abd El Ghany

Em comunicado, a Frente Comum, estrutura da CGTP, sublinha "a importância decisiva e crucial dos trabalhadores da Administração Pública no combate à pandemia provocada pela Sars-CoViD-2, o novo coronavírus", e reivindica medidas que reforcem os serviços públicos e os direitos dos trabalhadores.

"A Frente Comum exige que o Governo tome imediatamente as medidas que garantam a manutenção a 100% dos rendimentos dos trabalhadores, as condições de saúde e segurança no trabalho, bem como medidas que, a médio prazo, protejam a classe trabalhadora", afirma a estrutura sindical.

Entre as exigências estão "o impedimento da interrupção de serviços de bens essenciais (água, luz, gás, comunicações), suspensão de despejos, prorrogação das prestações sociais que terminem durante este período, proibição de despedimentos e todas as medidas que protejam e defendam os trabalhadores e os seus direitos".