Coronavírus

Médicos e enfermeiros com apoio psicológico gratuito do ISPA

José Fernandes

"O objetivo é poder contribuir para o seu bem-estar psicológico, tendo em atenção o trabalho de extrema exigência psicológica e física que realizam em prol da sociedade portuguesa"

Especial Coronavírus

Médicos e enfermeiros podem a partir desta sexta-feira ter acesso a apoio psicológico e psicoterapêutico gratuitos, uma iniciativa da Clínica ISPA, clínica de psicologia universitária, para apoiar os que lutam contra o Covid-19.

"O objetivo é poder contribuir para o seu bem-estar psicológico, tendo em atenção o trabalho de extrema exigência psicológica e física que realizam em prol da sociedade portuguesa", diz a instituição em comunicado, no qual explica que as consultas são pontuais ou continuadas e serão realizadas online.

SIGA AQUI AO MINUTO AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE A COVID-19

Daniel Sousa, diretor da Clínica ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada), explicou à Agência Lusa que em 24 horas se juntou para este trabalho um grupo de 100 psicólogos, técnicos, docentes e profissionais formados na faculdade, disponíveis para apoiar os profissionais de saúde.

As consultas são, para já, sempre 'online' e a elas podem aceder médicos e enfermeiros portugueses, incluindo os que trabalham no estrangeiro.

"Gostávamos de manter este apoio aberto enquanto se mantiver a situação" da pandemia do coronavírus, disse o responsável, frisando que sentiu "enorme disponibilidade e motivação" dos colegas.

As consultas serão de 50 minutos e para aceder a elas os profissionais de saúde inscrevem-se ([email protected] ou 911 191 822) e são depois contactados.

"O que sabemos é que nestas situações, para a população em geral e para os profissionais de saúde, à medida que o tempo passa a exigência emocional e psicológica vai sendo cada vez maior", disse Daniel Sousa.

O especialista alertou que o país está no "início de um processo" e que ainda que não vá durar para sempre vai "durar algum tempo".

O ISPA foi criado em 1962 como Instituto de Ciências Psicológicas e dois anos depois passou a Instituto Superior de Psicologia Aplicada, tendo desde 2009 a designação de ISPA - Instituto Universitário.

Em Portugal a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou esta sexta-feira o número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira, e o número de mortos no país subiu para seis.

O país está em estado de emergência desde quinta-feira e até 03 de abril.

Veja também: