Coronavírus

Notas do segundo período podem vir a contar como nota final

MARIO CRUZ / LUSA

Saiba quais são os cenários possíveis.

Especial Coronavírus

As notas do segundo período poderão vir a contar como nota final. Este é, de acordo com o jornal Expresso, um dos cenários possíveis para os professores darem a avaliação final.

Ou seja, a ponderação terá em conta o percurso do aluno até agora e se está ou não em condições de transitar de ano.

Outra hipótese é admitir, em alguns anos de escolaridade, as passagens administrativas.

Em relação às provas de aferição, o mais provável é não se realizarem.

Entretanto, numa nota enviada à SIC o Ministério da Educação esclarece que "são extemporâneas e meramente conjeturais" quaisquer afirmações sobre a avaliação final do terceiro período.

"A prioridade durante estas duas semanas, antes das férias da Páscoa, tem sido estabelecer mecanismos não presenciais com os alunos, tendo especial relevo o arrancar deste processo e a especial atenção aos alunos em situação de maior vulnerabilidade. O Ministério da Educação continua a trabalhar proativamente para que este tempo de exceção decorra com a responsabilidade necessária, minimizando os impactos necessariamente existentes para todos numa situação como a que vivemos".

As escolas em Portugal foram encerradas na segunda-feira devido à pandemia do novo coronavírus. O Governo vai reavaliar a suspensão de atividades letivas a 9 de abril.