Coronavírus

Costa destaca programa de recuperação da economia do Conselho Europeu

Costa destaca programa de recuperação da economia do Conselho Europeu

As declarações de António Costa no final de uma reunião do Conselho Europeu para discutir a resposta conjunta à pandemia.

Especial Coronavírus

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia acordaram uma declaração na qual convidam o Eurogrupo a apresentar dentro de duas semanas propostas que tenham em conta os choques socioeconómicos causados pela pandemia de Covid-19.

Depois de seis horas de discussões, o Conselho Europeu decidiu lançar um programa de recuperação da economia europeia para o pós-crise e de mobilizar uma linha de financiamento de 240 mil milhões de euros.

Cada Estado-membro "pode levantar até ao limite de 2% do seu Produto Interno Bruto (PIB)", servindo essa linha "para apoiar os investimentos necessários na área da saúde, designadamente para a aquisição de equipamentos, mas também para financiar medidas de apoio ao emprego, ao rendimento e à estabilização das empresas".

António Costa destacou as decisões do Conselho Europeu de lançar um programa de recuperação da economia europeia, mas afirmou que ainda há necessidade de mais iniciativas.

Veja também:

  • 140 mortos e 6.408 casos de Covid-19 em Portugal

    Coronavírus

    O último balanço da DGS refere a existência de 140 mortes e 6.408 infetados com o novo coronavírus em Portugal. Mais 21 óbitos e 446 casos em relação a ontem, o que representa um aumento de 7,5% no número de casos. Arrancou hoje um programa de testes à Covid-19 em todos os lares de idosos do país. A medida do Governo visa evitar novos focos de contágio. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia.

    Direto

    SIC Notícias