A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou esta sexta-feira que vai doar seis milhões de dólares (5,6 milhões de euros) para ajudar a indústria do cinema durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.
"A Academia tem um longo historial de apoio aos seus companheiros, particularmente nas alturas mais duras", lembrou, em comunicado divulgado, o presidente da organização, David Rubin."Para enfrentar a pandemia, é nosso dever ajudar os que estão a sofrer na comunidade cinematográfica. O fecho de produções, negócios e cinemas teve consequências devastadoras", frisou.
O donativo especial da Academia que, anualmente, organiza a cerimónia de atribuição dos Óscares, vai ser canalizado para três canais distintos, cada um com dois milhões de dólares: o Fundo dos Atores, o Fundo do Cinema e da Televisão e o Programa de Subvenções da Fundação da Academia.
A Academia admite que a atual crise sanitária poderá impor transformações para lá da pandemia da covid-19, mas ainda não adiantou pormenores.