Coronavírus

Portugueses repatriados da Indonésia e da Índia

MADE NAGI

53 cidadãos regressam a Portugal.

Especial Coronavírus

Um avião com 50 portugueses repatriados da ilha de Bali, na Indonésia, chega este domingo a Lisboa. São turistas e residentes que estavam com dificuldade em regressar a Portugal, e ainda um grupo de sete pessoas que estavam em viagem na ilha de Díli.

Além dos passageiros portugueses, seguem a bordo outros 90 cidadãos europeus, que terão depois 24 horas para regressar aos seus países de origem.

Outros três cidadãos portugueses retidos na Índia são repatriados num voo fretado por Espanha, que regressa a Madrid com outros 250 cidadãos espanhóis.

Dezenas de portugueses retidos no estrangeiro devido à suspensão de ligações aéreas ou fechos de fronteiras decididos em resposta à pandemia provocada pelo novo coronavírus são repatriados ao abrigo de operações realizadas no quadro da União Europeia, que reembolsa os custos deste tipo de voos até 75%.

Até segunda-feira foram resolvidos 2.249 dos 3.641 pedidos de repatriamento apresentados por cidadãos portugueses retidos noutros países devido às consequências da pandemia do novo coronavírus.