Coronavírus

Arábia Saudita anuncia cessar-fogo no Iémen

(Arquivo)

Khaled Abdullah Ali Al Mahdi

Cessar-fogo será respeitado ao longo das próximas duas semanas.

Especial Coronavírus

A Arábia Saudita anunciou hoje que observará um cessar-fogo no Iémen a partir de hoje, em resposta aos pedidos das Nações Unidas para o fim das hostilidades numa altura em que o mundo enfrenta a pandemia da Covid-19.

Segundo a agência Associated Press, as fontes oficiais sauditas, que solicitaram anonimato, indicaram que o cessar-fogo será respeitado ao longo das próximas duas semanas, período em que as forças da coligação militar apoiada pela Arábia Saudita vão ajudar nos esforços para trazer as partes em conflito à mesa de negociações.

O país árabe mais pobre do mundo é assolado por uma guerra civil desde 2014, quando os Huthis, apoiados pelo Irão, tomaram o controlo do norte do país, que incluía a capital, Sanaa.

Uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita acabou por intervir no conflito no ano seguinte. Apesar de frequentes ataques aéreos da coligação e de um cerco internacional ao Iémen, a guerra encontra-se num impasse.

O conflito já provocou a morte de mais de 10.000 pessoas e gerou a pior crise humanitária do mundo, deixando milhões à margem da alimentação e de cuidados médicos.

  • 2:34