Cientistas australianos estão a “poucas semanas” de terminar os ensaios clínicos de uma investigação para encontrar procedimentos para o diagnóstico precoce da Covid-19 e um tratamento que reduza a sua letalidade.
Para além disso, serão também feitos testes para avaliar a imunidade de grupo.
O objetivo do projeto em encontrar um método de diagnóstico precoce surge na sequência das opiniões médicas que têm vindo a prever que uma possível vacina contra o coronavírus vai demorar vários meses ou até mesmo anos a desenvolver.
“Estou bastante otimista que teremos resultados, quer sejam bons ou não, dos testes clínicos nas próximas semanas. O tempo que demora para saber se medicamentos antivirais funcionam ou não é muito menor do que nas vacinas”, explicou Sharon Lewin, líder da investigação.
O ministro da Saúde australiano, Greg Hunt, disse na segunda-feira que o Governo irá contribuir com três milhões de dólares para as pesquisas de tratamento e diagnóstico. A Universidade de Sydney irá receber parte do valor para um projeto que investiga a utilização da tomografia computorizada (TAC) para o diagnóstico da Covid-19.
Sharon Lewin explicou que existem, neste momento, cerca de 300 ensaios clínicos a nível mundial para combater o novo coronavírus.
“Há algumas informações interessantes de pequenos estudos da China, Estados Unidos e Europa. (…) Estamos há espera dos resultados. Alguns chegarão da China nas próximas semanas”, cita o britânico The Guardian.