Coronavírus

Lisboa inaugura espaço para acolher pessoas sem-abrigo infetadas com o novo coronavírus

Espaço foi cedido Mesquita Central de Lisboa.

Lisboa inaugura espaço para acolher pessoas sem-abrigo infetadas com o novo coronavírus
Armando Franca

Lisboa conta a partir desta segunda-feira com um espaço para acolher pessoas em situação de sem-abrigo diagnosticadas com Covid-19 e que estejam assintomáticas ou com sintomas ligeiros, anunciou a autarquia da capital.

Em declarações à agência Lusa, o vereador com o pelouro dos Direitos Sociais, Manuel Grilo, explicou que o espaço, cedido pela Mesquita Central de Lisboa, é "completamente autónomo" e destina-se "exclusivamente a pessoas com Covid-19 que estejam assintomáticas ou tenham sintomas ligeiros".

Atualmente tem oito camas, mas pode vir a ter 16, acrescentou o autarca do BE (partido que tem um acordo de governação do concelho com o PS), adiantando que os doentes terão apoio constante, durante 24 horas, por técnicos das corporações de Bombeiros Voluntários da Ajuda e de Campo de Ourique.

De acordo com Manuel Grilo, até agora foi identificado um sem-abrigo com Covid-19, que está internado num hospital e que quando tiver alta poderá "ser o primeiro a inaugurar aquele espaço" que, garante o vereador, "tem todas as condições".

O responsável pela pasta dos Direitos Sociais destacou ainda que à porta deste espaço de acolhimento estará sempre uma ambulância para assistir o doente em caso de "agravamento dos sintomas".

Os infetados poderão estar em contacto uns com os outros, referiu o autarca, sublinhando que os bombeiros terão "todos os equipamentos de proteção integral" para desempenharem as suas funções.

SIGA AQUI AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS COVID-19