Coronavírus

Santo Tirso abriu segundo centro de rastreio no concelho

Centro funcionará no parque de estacionamento do Centro de Saúde local.

Santo Tirso abriu segundo centro de rastreio no concelho
Dado Ruvic

O concelho de Santo Tirso abriu hoje o segundo centro de rastreio da Covid-19, que vai funcionar no parque de estacionamento do centro de saúde local, com capacidade para realizar 50 testes por dia, anunciou o município.

Depois de a 29 de março ter avançado com o primeiro centro, na EB 2,3 de Santo Tirso (Escola S. Rosendo), a segunda resposta "será gerida pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Santo Tirso/Trofa, com o apoio da 3F, uma iniciativa da Associação de Administradores Hospitalares", refere o comunicado da autarquia.

O centro vai funcionar diariamente de segunda-feira a sexta-feira das 8:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00, e nele estarão quatro enfermeiros divididos em duas equipas e que "farão recolhas nas escolas, lares e ou domicílios", disse à Lusa fonte da câmara.

Contudo, alertou a fonte, apenas "quem tiver prescrição médica para o fazer, passada pelos centros de saúde que compõem o ACeS Santo Tirso/Trofa, será atendido".

Portugal regista 762 mortos associados à covid-19 em 21.379 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia. Relativamente ao dia anterior, há mais 27 mortos (+2,5%) e mais 516 casos de infeção (+3,7%).

Das pessoas infetadas, 1.172 estão hospitalizadas, das quais 213 em unidades de cuidados intensivos, e o número de doentes curados aumentou 50,3%, de 610 para 917.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 2 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".

SIGA AQUI AO MINUTO AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS