sicnot

  • Loja
  • Facebook
  • Twitter
  • RSS

Perfil

Coronavírus

O reencontro de famílias na "caixa" das emoções

1 / 11

MIGUEL A. LOPES

2 / 11

MIGUEL A. LOPES

3 / 11

MIGUEL A. LOPES

4 / 11

MIGUEL A. LOPES

5 / 11

MIGUEL A. LOPES

6 / 11

MIGUEL A. LOPES

7 / 11

MIGUEL A. LOPES

8 / 11

MIGUEL A. LOPES

9 / 11

MIGUEL A. LOPES

10 / 11

MIGUEL A. LOPES

11 / 11

MIGUEL A. LOPES

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp Whatsapp
  • Messenger Messenger
  • Email
  • Mais
    • Linkedin
    • Pinterest

    Link:

03.05.2020 às 19h07

Lusa

Lusa

Idosos de um lar no Montijo reencontram-se com familiares na 'box' das emoções. Veja as imagens.

Saiba mais...

  • Os números da Covid-19 em Portugal

  • Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo

  • Covid-19: quando posso ser vacinado? 

  • Covid-19: guia sobre a vacinação

Separados por um vidro, sem contacto físico, mas um olhar próximo, ao vivo e a cores, os idosos do lar Montepio, no Montijo, reencontraram-se este domingo com os familiares. As visitas, adaptadas à pandemia, acontecem na 'box' das emoções.

"Se não tivesse o vidro, dava-lhe o beijinho do costume. Assim, atiro-o", conta Rosália Ferreira, de 71 anos, depois do reencontro com a mãe, Alexandrina Charneco, de 93 anos, que sofre de demência e vive, há quatro anos, no lar Montepio, da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, no Montijo, distrito de Setúbal.

Celebrando o Dia da Mãe, Rosália Ferreira, que é filha única, aproveita para oferecer à mãe uma fotografia das duas e "umas palavrinhas de afeto", além dos beijos atirados pelo vidro, numa "surpresa de que não estava à espera".

"Olha, assim que puder, venho logo ter contigo", garante Rosália Ferreira, equipada de uma viseira com a frase "vai ficar tudo bem". Ao sair da cabine, a filha confessa sentir-se com o coração mais aconchegado.

Do contacto "sem filtros", percebe que a mãe "está tranquila, com um ar sereno". Depois de cerca de dois meses de isolamento devido à covid-19, o reencontro entre os idosos e os seus familiares é possível através da 'box' das emoções, numa cabine instalada à entrada do lar, com um vidro que separa e impede o contacto físico, e sem qualquer interação entre o interior e o exterior da instituição, cumprindo com as recomendações das autoridades da saúde, uma vez que se mantêm proibidas as visitas nos lares.

"Com muita emoção e muitas saudades", Maria Antónia Angélico, de 66 anos, manifesta a vontade de voltar a ver, de perto, ainda que sem tocar, a mãe, Isabel Barreto, que festeja hoje 89 anos, reencontro que necessitou de lenços para enxugar as lágrimas.

Além da celebração do Dia da Mãe, cantaram-se os parabéns a Isabel Barreto, momento de alegria que foi partilhado com os dois filhos e mais dois familiares que entraram na cabine, todos protegidos com máscaras e luvas.

Na 'box' das emoções, a idosa e os seus familiares tocaram no vidro e juntaram as mãos, numa tentativa de se sentirem mais próximos, com a promessa:

"Quando isto passar, vai lá almoçar".

Se não fosse o vírus, este era mais um domingo em que a idosa saía do lar para ir almoçar a casa da família, o que não acontece há cerca de dois meses, porque a pandemia da covid-19 fez com que os contactos se resumissem a chamadas e videochamadas.

Na visita à distância, a filha aproveita, ainda, para brindar a mãe com "uns miminhos, umas amêndoas e umas bolachinhas".Apesar de sofrer de alzheimer, a idosa reconhece os familiares, compreende o risco do novo vírus e até aconselha a terem cuidado, manifestando-se "desejosa de que isto passe".

"Não temos visitas", lê-se na porta de entrada do lar Montepio.

A verdade é que, depois de cerca de dois meses sem contactos do exterior, a instituição resolve encontrar uma solução, sem comprometer a proteção e a segurança dos utentes, através da 'box' das emoções, que começou hoje a proporcionar o reencontro com os familiares.

Em declarações à Lusa, o presidente do Conselho de Administração do lar Montepio, Pedro Santos, indica que a instituição acolhe 90 idosos, número que "não regista nem saídas, nem entradas", desde a pandemia da covid-19.

Com a 'box', o lar Montepio pretende "quebrar o gelo das emoções gerado com a proibição das visitas", refere Pedro Santos, acrescentando que, apesar dos contactos por telefone, "o aspeto emocional de ver e sentir estava a faltar".

Sem casos de infeção, o lar tem apostado na testagem dos 105 trabalhadores, em que todos tiveram resultado negativo, adianta o presidente do Conselho da Administração, reforçando que "não há casos suspeitos" de covid-19.

Desde que os familiares deixaram de visitar os idosos, o que antes da pandemia era possível todos os dias e com horário livre, registam-se "menos infeções respiratórios", avança a enfermeira do lar, Patrícia Soares, sublinhando que, "apesar da proibição das visitas", nunca deixaram "de investir no contacto dos utentes com os familiares".

"A nova inovação, prevendo que a proibição das visitas se vai prolongar, aproxima as famílias dos utentes, com toda a segurança e proteção", frisa a enfermeira.Além da 'box' das emoções, o lar tem o túnel de descontaminação, destinado a todos os profissionais que entram na instituição.

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp Whatsapp
  • Messenger Messenger
  • Email
  • Mais
    • Linkedin
    • Pinterest

    Link:

Na Homepage

  • Pelo menos oito mortos em tiroteio na cidade norte-americana de Indianápolis

    Mundo

    Pelo menos oito mortos em tiroteio na cidade norte-americana de Indianápolis

    O atirador, um homem armado que terá entrado a disparar no edifício de uma empresa de distribuição, também morreu.

    Em atualização

    16.04.2021 às 7h26

    SIC Notícias

  • Covid-19. 17% da população portuguesa terá desenvolvido anticorpos

    Coronavírus

    Covid-19. 17% da população portuguesa terá desenvolvido anticorpos

    16.04.2021 às 0h10

    SIC Notícias

    • Imunidade de grupo na UE. Investigador aponta para setembro "se não houver mais restrições nas vacinas"
      7:30

      Imunidade de grupo na UE. Investigador aponta para setembro "se não houver mais restrições nas vacinas"

    • Covid-19. Contágio não garante aos jovens imunidade em relação à reinfeção

      Covid-19. Contágio não garante aos jovens imunidade em relação à reinfeção

NOTÍCIAS DO DIA

  • Portugal avança para a terceira fase do desconfinamento

    País

    Portugal avança para a terceira fase do desconfinamento

    Medidas aplicam-se à generalidade do país. Sete concelhos não avançam e quatro recuam.

    15.04.2021 às 18h44

    SIC Notícias

  • Terceira dose da vacina da Pfizer "provavelmente necessária"

    A vacinação em Portugal e no Mundo

    Terceira dose da vacina da Pfizer "provavelmente necessária"

    16.04.2021 às 8h37

    SIC Notícias

  • Novo episódio de violência policial dos EUA. Jovem de 13 anos atingido a tiro acaba por morrer

    Mundo

    Novo episódio de violência policial dos EUA. Jovem de 13 anos atingido a tiro acaba por morrer

    16.04.2021 às 0h14

    SIC Notícias

  • Juiz liberta autarca de Vila Real de Santo António e arguidos da "Operação Triângulo"

    País

    Juiz liberta autarca de Vila Real de Santo António e arguidos da "Operação Triângulo"

    15.04.2021 às 23h58

    Lusa

  • Seis detidos em operação de combate ao tráfico de drogas em Samora Correia

    País

    Seis detidos em operação de combate ao tráfico de drogas em Samora Correia

    16.04.2021 às 7h39

    Lusa

  • Cinco detidos em operação de combate à produção ilegal e tráfico de canábis

    País

    Cinco detidos em operação de combate à produção ilegal e tráfico de canábis

    16.04.2021 às 8h03

    Lusa

  • TAP. Termina 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias para trabalhadores

    Economia

    TAP. Termina 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias para trabalhadores

    16.04.2021 às 7h15

    Lusa

  • Entre 2018 e 2019, 27 mulheres morreram na sequência da gravidez

    País

    Entre 2018 e 2019, 27 mulheres morreram na sequência da gravidez

    16.04.2021 às 7h39

    SIC Notícias

  • Covid-19. Portugal prepara grande operação de vacinação no próximo fim de semana
    1:22

    Vacinar Portugal

    Covid-19. Portugal prepara grande operação de vacinação no próximo fim de semana

    15.04.2021 às 20h50

    Sofia Cordeiro Coelho

  • Fact checking: as afirmações falsas de José Sócrates
    2:40

    Operação Marquês

    Fact checking: as afirmações falsas de José Sócrates

    15.04.2021 às 21h01

    SIC Notícias

  • Acordar para o problema que é dormir mal

    Olhar pela Saúde

    Acordar para o problema que é dormir mal

    Dorme horas suficientes e bem? O ser humano passa cerca de um terço da sua vida a dormir, não fosse essa uma ferramenta essencial à sua sobrevivência. Dormir pouco já foi sinónimo de uma vida ativa, mas hoje sabe-se que a falta de sono pode trazer graves problemas à saúde. Fomos conversar com profissionais, mostramos-lhe as estatísticas e explicamos como ter uma boa higiene do sono.

    15.04.2021 às 9h31

    Carolina Botelho Pinto

    • Paralisia do sono. “Às vezes os vultos sentavam-se na minha cama ou deitavam-se ao meu lado”

      Paralisia do sono. “Às vezes os vultos sentavam-se na minha cama ou deitavam-se ao meu lado”

    • “Estava desesperada, já fazia cocktails de comprimidos para dormir e nada funcionava”

      “Estava desesperada, já fazia cocktails de comprimidos para dormir e nada funcionava”

  • São Miguel no nível mais elevado de risco de contágio de covid-19 desde a meia-noite

    Coronavírus

    São Miguel no nível mais elevado de risco de contágio de covid-19 desde a meia-noite

    16.04.2021 às 8h00

    SIC Notícias

  • Já começaram as matrículas escolares e há novidades
    1:02

    País

    Já começaram as matrículas escolares e há novidades

    15.04.2021 às 19h52

    SIC Notícias

  • Violência em Moçambique. Comunidade de portugueses receia ataques terroristas a Pemba
    3:25

    Violência em Moçambique

    Violência em Moçambique. Comunidade de portugueses receia ataques terroristas a Pemba

    Enviados SIC

    15.04.2021 às 22h10

    SIC Notícias

  • Último álbum de Carlos do Carmo, "E Ainda..." chega ao mercado

    Cultura

    Último álbum de Carlos do Carmo, "E Ainda..." chega ao mercado

    16.04.2021 às 8h29

    Lusa

  • Treinos livres de MotoGP arrancam em Portimão

    Desporto

    Treinos livres de MotoGP arrancam em Portimão

    16.04.2021 às 7h30

    Lusa

  • Telma Monteiro procura 15.ª medalha nos Europeus de judo em Lisboa

    Desporto

    Telma Monteiro procura 15.ª medalha nos Europeus de judo em Lisboa

    16.04.2021 às 7h10

    Lusa

Últimas

    A carregar...
    sicnot
    • Loja
    • Facebook
    • Twitter
    • RSS

    Perfil

    Especiais

    • Operação Marquês
    • Extremos
    • Coronavírus
    • Saúde Mental
    • Desafios da Mente
    • Tira-Teimas

    Notícias

    • País
    • Mundo
    • Economia
    • Desporto
    • Saúde e Bem-Estar
    • Cultura
    • Especiais
    • Fotogalerias
    • Infografias

    Programas

    • Polígrafo SIC
    • Tempo Extra
    • Negócios da Semana
    • Eixo do Mal
    • Expresso da Meia-Noite
    • Governo Sombra
    • Volante
    • Invasões Bárbaras
    • Jogo Aberto
    • Cartaz

    Opinião

    • Bernardo Ferrão
    • Conceição Lino
    • Cristina Figueiredo
    • Duarte Gomes
    • Germano Almeida
    • João Lopes
    • José Gomes Ferreira
    • José Manuel Freitas
    • Lourenço Medeiros
    • Paula Mesquita Lopes

    Guia Tv

    • SIC Notícias
    • SIC
    • SIC Radical
    • SIC Mulher
    • SIC Caras
    • SIC K
    • SIC Internacional
    • O que é a SIC Notícias
    • Termos e Condições
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies
    • Contactos
    • Contactos - Venda de Conteúdos
    • Publicidade
    • Ficha Técnica
    • Sinalização de Emissão
    • Estatuto Editorial SIC Notícias
    • Lei da Transparência
    • Sobre o Nónio
    • Configurações de privacidade

    © SIC Notícias Impresa Publishing S.A.

    Última Hora

    Sem Título