Coronavírus

Tóquio2020 pede retirada de imagem que funde logótipo olímpico com coronavírus

Imagem foi publicada há cerca de um mês.

Tóquio2020 pede retirada de imagem que funde logótipo olímpico com coronavírus
Issei Kato

O comité organizador Tóquio2020 pediu esta terça-feira à Associação de Correspondentes Estrangeiros no Japão que elimine uma imagem publicada na sua revista, que funde o logótipo dos Jogos Olímpicos com a imagem usada para ilustrar o novo coronavírus.

Numa videoconferência, o porta-voz do comité, Masa Takaya, considerou que a imagem "infringe" os direitos do comité Tóquio2020 e revela "insensibilidade" para com os atletas.

A imagem foi publicada há cerca de um mês na revista Number 1 Shimbun, que tem uma difusão bastante limitada e é distribuída entre os membros do Clube de Correspondentes Estrangeiros no Japão (FCCJ), fundado em 1945, e está também disponível na internet.

A ilustração funde a imagem que representa o novo coronavírus, causador da doença covid-19, e o símbolo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e foi publicada pouco depois do anúncio do adiamento da competição para 2021 devido à pandemia de covid-19.

"Pedimos que eliminem o desenho e estamos à espera de uma resposta", disse Takaya, acrescentando que o comité só decidiu atuar agora porque "a imagem mereceu a atenção de muitas pessoas".

O FCCJ ainda não fez qualquer comentário sobre o assunto.

O Comité Olímpico Internacional (COI) e o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos anunciaram em 24 de março o adiamento dos Jogos, devido à pandemia da covid-19.

As duas competições já foram, entretanto, agendadas para o verão de 2021.

ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS