Coronavírus

Bebé prematuro morreu infetado com o novo coronavírus na África do Sul

É a mais jovem vítima mortal registada na África do Sul pela Covid-19 e o seu estado de prematuro terá agravado os problemas associados à doença.

A África do Sul, com mais de 18 mil casos, é o país mais atingido pela pandemia de Covid-19 em todo o continente africano.
A África do Sul, com mais de 18 mil casos, é o país mais atingido pela pandemia de Covid-19 em todo o continente africano.
NIC BOTHMA/ EPA

Um bebé prematuro de apenas dois dias morreu devido à Covid-19 na África do Sul, a primeira morte neonatal no país, de acordo com os últimos dados oficiais.


Segundo anunciou na quarta-feira à noite o Governo do Presidente Cyril Ramaphosa, a mãe e o bebé tiveram resultados positivos no teste ao novo coronavírus.


"Infelizmente, registámos a primeira morte neonatal relacionada com a Covid-19. O bebé tinha dois dias e nasceu prematuro. Tinha dificuldades pulmonares que exigiam apoio ventilatório (pulmonar) imediatamente após o nascimento", informou o Ministério da Saúde sul-africano, num comunicado divulgado no final do dia de quarta-feira, o qual anunciou 26 novas mortes pela doença.


A África do Sul, com 18.003 casos e 339 mortes, é o país mais atingido pela pandemia em toda a África, que regista mais de 95 mil casos e quase três mil mortes.


Apesar das duras medidas de contenção precoce e da estratégia de realização de testes em massa, a África do Sul regista esta semana uma aceleração da epidemia, com cerca de 1.000 novos casos por dia, na sua maioria concentrados na região do Cabo Ocidental (onde se situa a Cidade do Cabo).

Veja também: